Carros da Tesla proibidos de circular por 2 meses em cidades da China

Chineses temem que veículos da Tesla ameacem a segurança nacional do país. Elon Musk, por sua vez, nega qualquer espionagem
Carros da Tesla proibidos de circular por 2 meses em cidades da China
Imagem: Tesla/Divulgação

O governo da China proibiu a circulação de carros fabricados pela Tesla na cidade de Beidaihe, na costa leste do país. A medida vale a partir de 1º de julho e vai valer por dois meses.

O motivo do banimento é que Beidaihe será palco de uma reunião anual de lideranças chinesas. Autoridades locais temem que os carros da Tesla – cheios de sensores e câmeras – possam ser usados para espionar o evento.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que os chineses adotam esta precaução. Segundo destaca o site Xataka, no ano passado, os carros da Tesla foram proibidos de circular próximo de instalações militares. Mais recentemente, a proibição foi imposta em Chengdu, que receberia a visita do presidente chinês, Xi Jinping.

Em todos esses casos, a preocupação é sempre a mesma: a segurança nacional. O novo banimento ocorre mesmo após Elon Musk negar que os carros não são usados para espionar a China ou qualquer outro lugar. “Há um incentivo muito forte para que sejamos muito sigilosos com qualquer informação”, disse Musk em um fórum chinês online.

As câmeras nos veículos da Tesla auxiliam o motorista a estacionar e servem na direção autônoma. Alguns modelos também possuem câmeras no retrovisor para aumentar a segurança do usuário. Por outro lado, esses dados coletados alimentam uma rede neural da Tesla que ajuda a treinar o sistema de direção autônoma para cada mercado específico.

Elon Musk tem boa relação com a China

Apesar da proibição da circulação de veículos, Musk tem um bom relacionamento com o governo da China, ao ponto de conseguir instalar uma fábrica da Tesla em Xangai – a primeira montadora estrangeira a operar no país sem precisar ter uma joint venture com uma empresa estatal.

No ano passado, a planta em Xangai fabricou mais de 473 mil veículos, superando a previsão inicial de 450 mil carros, e correspondendo a quase metade da produção global da Tesla.

Além disso, a China é um importante mercado para Elon Musk. Conforme apontou o Tesla Rati, somente em dezembro do ano passado, foram fabricados cerca de 70,8 mil veículos, sendo que 70,6 mil foram vendidos no mercado chinês.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas