Richard Donner, diretor e produtor cuja carreira foi marcada por sucessos cinematográficos dos anos 1970 e 1980, morreu hoje (05) aos 91 anos. Não sabe-se a causa, mas a notícia foi confirmada por sua esposa Lauren Schuler Donner.

Mesmo gravando grandes produções anos depois, Richard começou sua carreira nos anos 1960, com Avião Foguete X-15. O primeiro filme a atingir grande sucesso foi o terror A Profecia, que se tornaria um clássico do gênero. Ele também chegou a dirigir programas de TV, como Além da Imaginação e O Agente da U.N.C.L.E. na mesma época.

De longe, um marco na carreira dele foi Superman (1978) estrelando Christopher Reeve. O filme teve orçamento de 55 milhões de dólares e lucrou mais de 300 milhões ao redor do mundo. Mesmo que muitos lembrem de Steven Spielberg ao falar sobre Os Goonies, a cadeira do diretor era de Donner – a história de Spielberg, produtor do filme, foi adaptada pelo roteirista Chris Columbus.

Assine a newsletter do Gizmodo

Outro sucesso veio em 1987, com a estreia de Máquina Mortífera. Ele viria a dirigir os quatro filmes da franquia ao longo dos 11 anos seguintes, arrecadando mais de US$ 900 milhões  em bilheteria. Enquanto produtor, ao lado da esposa Lauren, Richard foi responsável pelos filmes dos X-Men, do primeiro de 2000 até X-Men Origens: Wolverine, de 2009.

[Deadline]