Tecnologia

Rinha de bilionários: dono da Claro rompe contratos com a Starlink

Bilionário mexicano Carlos Slim rompe com empresa de Elon Musk após tweet; entenda a polêmica
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Uma publicação de Elon Musk no X insinuando que Carlos Slim, bilionário mexicano responsável pela América Móvil — controladora da operadora Claro no Brasil –, estaria envolvido com cartéis de drogas no México levou o empresário a romper contratos com a Starlink em fevereiro.

Um dos maiores acionistas do The New York Times, o discreto bilionário mexicano considerou a postagem como um ataque à sua recente aquisição de 16,8% do jornal.

Em seu perfil na rede social, Elon Musk respondeu com um emoji pensativo ao post da página de finanças Wall Street Mav. A publicação dizia que o empresário mexicano era “conhecido por ter laços significativos com os cartéis de drogas no México”. Porém, nos comentários, alguns usuários da plataforma criticaram as falas pela ausência de provas.

“Você não se torna bilionário no México sem fazer parte da rede que é controlada e protegida. O NYT sabe com quem seus donos estão conectados e está promovendo a narrativa que apoia os interesses comerciais de Carlos Slim e seus parceiros”, mencionou o texto.

Quais são os impactos do fim do contrato da América Móvil com a Starlink?

O fim das colaborações de internet deve impactar as operações em vários países da região. Além disso, trazer um prejuízo de cerca de US$ 7 bilhões para a Starlink. Algumas áreas que podem sentir o impacto incluem empresas e instituições governamentais que usavam a Starlink em áreas remotas.

Agora, a controladora da Claro já considera outras empresas para substituir a de Musk em parcerias tecnológicas. Além disso, recentemente, anunciaram um plano de expansão de US$ 22 bilhões até 2027, com a intenção de priorizar a infraestrutura independente.

Em dezembro de 2023, Carlos Slim, filho de imigrantes libaneses, atingiu o status de bilionário após se tornar a pessoa mais rica do mundo em 2010. O crescimento de sua fortuna ocorreu devido também ao forte desempenho do peso mexicano, que subiu aproximadamente 14% em relação ao dólar no ano retrasado. Aliás, Slim construiu seu império capitalizando oportunidades durante as crises econômicas do México.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas