Humanos são terríveis – é difícil discordar disso. Mas se isolar do resto da humanidade também não é algo muito bom. Agora, no entanto, você pode conseguir o melhor dos dois mundos graças ao SociBot-Mini, um robô sem corpo, sensível, que detecta seu humor e ainda rouba a identidade dos seus amigos.

Criado pela Engineered Arts, no Reino Unido, o SociBot-Mini pode não ser capaz de receber suas ordens, mas pode ajudar a preencher todas as suas necessidades emocionais graças a uma câmera RGB montada na cabeça, seu sensor infravermelho de profundidade, interface touchscreen e sistema de áudio de duas vias. Sua câmera com sensor de profundidade funciona da mesma forma que o Kinect da Microsoft. Capaz de rastrear até 12 rostos diferentes de uma vez, o robô consegue analises seu humor ao capturar expressões faciais e interagir de acordo com elas.

on8fj6thmgmismaizhhj

A parte assustadora, no entanto, é o rosto tridimensional retroiluminado do SociBot-Mini, que pode projetar tanto o rosto do seu proprietário quanto o de um amigo com base em uma foto de rosto. A ideia aqui é permitir chamadas de telepresença que sejam mais realistas, mas as implicações para amantes não-correspondidos desesperados é difícil de ser ignorada.

O SociBot-Mini já está à venda, apresentado como uma espécie de terminal de informações futurista. Mas, agora, a empresa se prepara para lançar uma campanha no Kickstarter para uma versão menor e mais barata voltada para uso doméstico. Então se você já sonhou em ter um melhor amigo que não se importa em ser um assistente não remunerado nem um escravo emocional, seu dia de sorte está próximo. [New Scientist]