A Agility Robotics anunciou uma rodada de investimento de US$ 20 milhões para um robô que parece uma figura mitológica grega com um sonho cyberpunk. O robô, chamado Digit, foi projetado para trabalhar ao lado de humanos em ambientes onde as pessoas se reúnem mas que pode ser difícil para robôs maiores acessarem.

Digit, o robô humanoide da Agility Robotics com recursos de mobilidade e manipulação, está disponível comercialmente e está sendo enviado aos clientes desde julho de 2020”, escreveu a empresa em um comunicado. A DCVC e Playground Global colideraram a rodada. A Agility arrecadou um total de US$ 29 milhões até agora. Matt Ocko, da DCVC, também vai se juntar ao conselho de diretores da Agility Robotics.

Tradução: Conheçam meus novos colegas, tanto robôs como humanos

O Digit está atualmente à venda para os clientes.

“Nunca ficou tão claro que a demanda de nossa sociedade por trabalho manual excede nossa capacidade de gerá-lo com segurança, e já passou da hora de termos uma solução que possa trabalhar ao lado de humanos para elevar o nível de qualidade de vida e liberar tempo humano”, disse o cofundador Damion Shelton.

As pernas do Digit têm joelhos que se dobram para trás, o que permite ao robô subir escadas e calçadas enquanto carrega cargas pesadas em seus dois braços robóticos. Ele pode fazer coisas como levantar caixas do chão e carregá-las em um ambiente de escritório, um truque que robôs maiores que possuem rodas não conseguem se não houver espaço suficiente. O melhor de tudo é que o Digit tem uma duração de carga maior que robôs semelhantes.