Especialistas em robótica estão trabalhando em um robô humanoide parecido com um Transformer que vira um carro e pode andar a até 60 km/h. Não é um brinquedo: é uma máquina que se transforma e tem o tamanho de um ser humano. Meio maluco, mas uma empresa japonesa está colocando bastante dinheiro para ver isso se tornar realidade.

Na semana passada, a Brave Robotics e a Asratec Corporation anunciaram que começaram a trabalhar em um robô de 3,3 metros de altura que vai se transformar em um carro para dois passageiros. Segundo o Wall Street Journal, a máquina pode andar em sua forma humanoide ou se mover como um carro quando está com rodas, e precisa de apenas 10 segundos para se transformar.

O vídeo abaixo é do ano passado, e mostra um protótipo com um quarto do tamanho planejado para a máquina transformadora final. Ou seja, ainda é questão de ver para crer. (E queremos muito ver isso se tornar realidade!)

Ele se chama Project J-Deite e a previsão é que um modelo em funcionamento esteja pronto em 2017. Para entender bem quem está por trás disso, saiba que a Asratec é uma subsidiária da gigante de telefonia celular SoftBank, uma das maiores empresas japonesas e que vale mais de US$ 70 bilhões.

A megacorporação está injetando bastante dinheiro no desenvolvimento local de robótica, e ajudou a nos trazer o Pepper, o robô que lê emoções e deve ser lançado ainda este ano. [Project J-Deite via Wall Street Journal]

J-Deite, o projeto de carro que vira robô J-Deite, o projeto de carro que vira robô

Movendo-se em pé com as rodas:

Andando:


Imagens via Project J-Deite