Robô-táxi da Tesla já está em desenvolvimento; veja como vai funcionar
A Tesla confirmou nesta semana que está desenvolvendo um robô-táxi – um carro com direção totalmente autônoma para ser usado no transporte de passageiros. Anunciado pela primeira vez em 2016, a expectativa é que o veículo entrará em produção já em 2024.
A confirmação foi feita durante a divulgação dos resultados financeiros da empresa referentes ao segundo trimestre. Apesar de o robô-táxi não ter sido mencionado durante a apresentação, o veículo conceito é listado no arquivo com os números da Tesla, sendo marcado como um produto que está “em desenvolvimento”.
Em abril, Elon Musk – o CEO da Tesla – havia mencionado a ideia de um veículo totalmente autônomo. Duas semanas depois, ele voltou a tocar no assunto, chegando a dizer que um robô-táxi “seria um grande impulsionador do crescimento da Tesla”.
Na visão de Musk, o robô-táxi seria um veículo sem volante ou pedais, sendo otimizado para entregar o menor custo por quilômetro rodado. Segundo o site Not a Tesla App, as projeções de Musk indicam que a redução nos custos seria entre 5 ou 10 vezes, o que significa que usar o veículo autônomo seria mais barato do que pagar por uma passagem de ônibus ou metrô subsidiada.
Elon Musk reconhece dificuldade em criar um carro autônomo da Tesla
Vale lembrar que, para tornar esse projeto em realidade, a Tesla ainda precisa demonstrar que o seu sistema de direção autônoma é totalmente funcional, confiável e seguro. Atualmente, autoridades dos Estados Unidos investigam o funcionamento dos softwares de assistência ao motorista e piloto automático, após centenas de veículos da empresa se envolveram em incidentes e acidentes.
Apesar da investigação, a Tesla reafirma que o sistema é seguro, inclusive dizendo que seus veículos com a direção automática ativada se envolveram estatisticamente em menos acidentes de trânsito nos EUA, quando comparado com outros tipos de veículos.
Porém, o próprio Musk reconhece que a direção autônoma é um desafio maior do que ele havia previsto, mas ele se diz confiante que os problemas serão resolvidos ainda este ano. “Já vi muitos problemas tecnológicos difíceis e resolver a IA do mundo real para que um carro possa dirigir sozinho é um dos problemas mais difíceis que já vi. É muito mais difícil do que eu pensava originalmente, de longe”, disse o bilionário.
Além do robô-táxi, a Tesla também confirmou que está desenvolvendo o Cybertruck, uma picape futurista – também sem volante ou pedais – que promete a utilidade de um caminhão, mas com um desempenho superior ao de um carro esportivo. Segundo a empresa de Musk, a produção do veículo iniciará em 2023.