A pequenina caixa multimídia Roku já é minúscula — o que fez a empresa pensar que é hora de eliminar as caixas. Este ano, a próxima leva de dispositivos de streaming será plugada em sua TV, como um pendrive.

O dispositivo Roku Streaming Stick, apesar do tamanho, faz basicamente tudo que a caixinha comum faz — sem espaço de armazenamento, portas USB e outras coisas que requerem um espaço físico maior. Mas assim que ela é conectada à porta HDMI da TV, ela oferece o mesmo menu do Roku e faz streaming da mesma forma — tudo controlado por seu controle remoto padrão. A Roku não mencionou se a resolução máxima é 720p ou 1080p (nem o preço do brinquedo), mas provavelmente teremos vários modelos assim — e um deles, esperamos, será full HD.

Mas há um detalhe importantíssimo: o Roku Streaming Stick depende de um formato específico de porta HDMI chamada “MHL”, que apenas algumas TVs do mercado têm. O padrão pode ser muito popular no futuro, mas o que importa é que atualmente você dificilmente poderá usar o Streaming Stick em sua TV. Para aqueles que pretendem trocar de televisor em breve, sem problemas — para o resto de nós, nada feito.