O Firefox OS está prometido para o segundo semestre aqui no Brasil, mas ainda não sabemos quais serão os primeiros aparelhos lançados com o sistema. Mas, pelo jeito, a LG será a responsável por colocar o primeiro smartphone com o Firefox OS nas lojas em setembro.

De acordo com o iG, o primeiro smartphone com Firefox OS no Brasil será o LG LEO, lançado em parceria com a Telefônica/Vivo em setembro. Ele deve ter especificações técnicas básicas e preço baixo – uma das apostas do Firefox OS é atrair quem está trocando os feature phones por smartphones com aparelhos de baixo custo.

A LG confirmou durante a Mobile World Congress, em fevereiro, a intenção de usar o Firefox OS em seus smartphones, mas não deu mais informações de quando faria isso. Durante a feira, a ZTE anunciou seu primeiro Firefox OS: o Open, previsto para o final do ano.

Os smartphones com Firefox OS básicos terão preço de referência de US$ 100. Testamos o sistema em janeiro e ele parecia promissor, mas com um longo caminho pela frente. Também demos uma olhada no ZTE Open durante a Mobile World Congress e, com suas especificações técnicas básicas, é bom que ele não custe mesmo muito mais de US$ 100.

Ao iG, Mozilla e LG não comentaram o suposto LG LEO, mas a Vivo disse que “a informação não procede”. Vamos esperar para ver. Não deve demorar muito para os primeiros aparelhos serem oficialmente anunciados, se o Firefox OS realmente chegar nos próximos meses. [iG]