Em abril, o Financial Times acertou todos os detalhes sobre o Lumia 1020, mas também falou de outro dispositivo: um phablet para a linha Lumia, cujo tamanho vai rivalizar com o Galaxy Note da Samsung.

Desde então, surgiu uma foto da tela enorme de um Lumia. Agora, o Verge revela mais detalhes: a Nokia está testando um dispositivo – codinome “Bandit” – com tela Full-HD de 6 polegadas e um processador quad-core da Qualcomm.



O phablet deve ter um corpo de policarbonato, porém será fino e leve. E, assim como o Lumia 925, ele terá uma protuberância na traseira para comportar sua câmera de 20 (ou mais!) megapixels.

nokia-6-inch-phablet

Mas o Bandit requer uma nova versão do Windows Phone. Por enquanto, o OS móvel da Microsoft tem suporte apenas a processadores dual-core, e a telas com até 1280×720 pixels. Mas a atualização GDR3 deve trazer suporte a telas 1080p e a processadores quad-core.

O que a resolução Full-HD oferece? No Windows Phone, isso significa uma coluna a mais de blocos dinâmicos na tela inicial, e maior nitidez de imagem. Acreditamos que os apps atuais rodarão sem problemas em Full-HD: quando o Windows Phone ganhou suporte a resoluções maiores que 800 x 480, a Microsoft prometeu que os apps não precisariam de adaptações – isto deve se repetir.

Os primeiros dispositivos com GDR3 devem chegar no final do ano, então o Bandit pode estrear ainda em 2013 – mas o Verge não fala nada sobre sua data de lançamento. Eles dizem, no entanto, que este será apenas o primeiro de muitos Windows Phones com tela Full-HD. [The Verge via Windows Phone Central; foto via]