A Microsoft acabou de enviar convites para a imprensa, mencionando o Surface e dizendo: “junte-se a nós para um pequeno encontro”. Pode ser a pista para um tablet menor com Windows, que viria em 20 de maio.

Não seria totalmente inesperado, afinal a própria Microsoft já disse estar interessada em oferecer mais modelos do Surface. Em outubro, o gerente-chefe de produto Panos Panay disse que “há várias proporções, tamanhos e coisas impressionantes que virão no Surface”.

E circulam rumores há tempos de um Surface menor. Segundo algumas fontes, ele teria uma tela de 7,5 polegadas com resolução 1440×1080 e proporção 4:3. Na verdade, nas ferramentas de desenvolvimento para o Windows 8.1, há referências a um tablet com exatamente essas especificações.

surfaceinvite

Mas segundo o ZDNet, o tablet virá com Windows RT, que só roda programas de desktop pré-instalados – nada de Photoshop, por exemplo. Estes seriam os motivos:

2. Por que a Microsoft continua a apoiar ARM e Windows RT, especialmente com novos chips Haswell e Bay Trail da Intel finalmente no mercado? Apesar da recepção morna do mercado, e apesar do distanciamento de outras fabricantes, a Microsoft não vai deixar o Windows RT de lado. A empresa ainda acredita que o ARM oferece melhores níveis de preço e duração de bateria, pelo que tenho ouvido. A Microsoft gosta do Windows RT por ter menos/nenhum crapware, vírus e pirataria…

De acordo com o ZDNet, a Microsoft estava esperando para lançar o Surface “mini” após o Windows 8.1 Update, disponibilizado há algumas semanas. A equipe também estava com outras prioridades, como finalizar o Windows Phone 8.1.

Claro, o convite da Microsoft pode ser realmente “um pequeno encontro” para falar mais sobre a geração atual do Surface, lançada em setembro… mas isso não seria do feitio da empresa. Ficaremos de olho. [The Verge e Engadget]