A Rússia pretende lançar nesta quinta-feira (10) o seu primeiro foguete para a Lua desde 1976. Ou seja, esta é a primeira missão lunar russa em quase 50 anos. A agência Roscomos transmitirá a decolagem ao vivo no YouTube.
O foguete transportará a sonda Luna-25, que deverá fazer um pouso suave sobre a superfície lunar e conduzir pesquisas científicas de longo prazo. Isso inclui o estudo da camada superior da superfície na região do Polo Sul da Lua, bem como como a exosfera da Lua.
O local é visado por russos e também outras agências espaciais, pela possibilidade de existir depósitos de gelo de água. Isso poderia sustentar futuras bases e colônias lunares.
A expectativa é que a viagem da Luna-25 até a Lua dure cinco dias. Segundo informações da Reuters, a sonda passará de cinco a sete dias em órbita lunar antes de tentar um pouso perto do Polo Sul.
O plano é que a transmissão do lançamento da sonda lunar comece às 19h00 (horário de Brasília). Os interessados podem acompanhar o vídeo ao vivo no link abaixo:
Na live, especialistas da Roscosmos falarão sobre a estrutura da sonda lunar e também sobre a principal missão do programa lunar: que é construir uma base habitável na Lua, a partir de uma parceria com a China.
Aliás, os convidados da transmissão, os cosmonautas Oleg Artemiev e Oleg Blinov, falarão sobre a preparação para voos espaciais profundos e como sobreviver em uma base lunar. Além disso, os especialistas compartilharão detalhes sobre a estação e como procurarão água na Lua.
Russia volta à Lua
A última missão lunar do país — ainda quando era chamado de União Soviética — foi a da sonda espacial Luna-24, em 1976. Com a atual missão da Luna-25, o governo russo pretende voltar a inovar no setor espacial.
Durante o anúncio, o governo russo disse que a missão tem como objetivo desenvolver tecnologias de pouso suave. Por outro lado, os russos também pretendem fazer pesquisas sobre a estrutura interna da Lua e exploração de recursos, como água.
O lançamento do foguete russo acontece na mesma semana que a sonda indiana entrou na órbita lunar. A missão da Índia também pretente pousar no Polo Sul do satélite natural da Terra.