No último fim de semana, Elon Musk iniciou uma profunda reformulação da marca “Twitter”. O bilionário revelou que irá alterar o nome e logomarca do microblog para apenas “X”.
Na rede social, Musk confirmou que o novo logotipo passará a valer a partir desta segunda-feira (24). Além disso, a URL da rede social também será alterada para “x.com”.
https://twitter.com/elonmusk/status/1683171310388535296?s=20
As contas oficiais do “Twitter” e “Verified” já mostram imagens de perfil com a nova marca. Embora outros perfis vinculados à rede social, como o “Careers”, não tenham o novo logo no perfil, eles contam com um ícone de “X” ao lado do selo de verificação.
Os usuários do Twitter não receberam muito bem o anúncio, já que estão acostumados com o pássaro azul há mais de dez anos. De acordo com o co-fundador do Twitter, Biz Stone, o passarinho se chama Larry e é uma homenagem ao ex-jogador de basquete, Larry Bird, que fez história na NBA vestindo a camisa do Boston Celtics.
A alteração radical serviu como mais um ponto de críticas para os usuários insatisfeitos com a gestão de Musk no microblog. Além disso, as decisões do bilionário têm encorajado muitos usuários a procurarem redes sociais alternativas. Na lista estão Mastodon, BlueSky, Koo e, mais recentemente, o Threads, da Meta.
A CEO Linda Yaccarino, que substituiu Musk no cargo após inúmeras polêmicas, anunciou em publicação nesta manhã que até mesmo a forma de se referir às postagens como “tuítes” será substituída. Agora, os usuários poderão se referir às publicações como “Xs”.
A versão web do Twitter já exibe o “X” no canto superior esquerdo. Por isso, a tendência é que o pássaro azul desapareça nas próximas horas.