Tecnologia

Saiba a velocidade máxima de um Porsche e por que são tão rápidos

Com capacidade de ultrapassar os 300 km/h de velocidade máxima, os carros da Porsche são fabricados com a mentalidade de trânsito da Alemanha
Imagem: Porsche/Divulgação

Os carros da Porsche estão entre os mais rápidos do mundo, graças aos motores capazes de ultrapassar os 300 km/h. A fabricante alemã ainda viabiliza uma aceleração bastante ágil, indo de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos, na maioria dos modelos.

O Porsche mais rápido de todos, atualmente, é o Porsche 911 GT2 RS, com velocidade máxima de 340 km/h e aceleração de 2,7 segundos. Até existem modelos mais velozes, como o Porsche 918 Spyder — que alcança 344 km/h —, porém ele saiu de linha em 2015.

Com altas taxas de velocidade e aceleração, os veículos de luxo da Porsche são quase tão potentes quanto carros de Fórmula 1 profissionais. Contudo, apesar do potencial que impressiona, eles ainda são voltados para direção em estradas comuns, como ruas, avenidas e rodovias.

Em quase todo o mundo, as estradas têm limites de velocidade pré-estabelecidos para evitar acidentes. No Brasil, por exemplo, um carro de passeio pode andar até 110 km/h em rodovias. Isso significa ser impossível aproveitar todo o potencial de um Porsche por aqui (sem enfrentar as consequências legais, é claro).

Porsche 918 Spider bateu diversos recordes, inclusive de velocidade máxima

Porsche 918 Spider bateu diversos recordes, inclusive de velocidade máxima (Imagem: Porsche/Divulgação)

Acidentes com Porsche têm alta velocidade em comum

Recentemente, um acidente envolvendo um Porsche deixou uma pessoa morta na madrugada do último domingo (31), na zona leste de São Paulo. O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, dirigia um Porsche 911 Carrera GTS — capaz de atingir velocidade máxima de 311 km/h, segundo a fabricante alemã.

Apesar da polícia ainda não saber a velocidade exata do carro no momento do acidente, o motorista admitiu que não respeitou o limite da via, de 50 km/h. Na madrugada, com a pista vazia, empresário atingiu a traseira de um Renault Sandero que era guiado pelo motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, de 52 anos.

O impacto foi tão violento que é possível perceber o Porsche saindo do chão ao bater no Sandero. Em seguida, Ornaldo perde o controle do carro, que fica de lado e é arrastado por alguns metros, até atingir uma parede.

Uma semana antes do acidente em São Paulo, em 22 de março, outra pessoa morreu vítima de um motorista de Porsche em alta velocidade. O entregador de aplicativo Hudson de Oliveira Ferreira, de 39 anos, teve a moto atingida pelo carro de luxo, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Ainda não há informações concretas do modelo envolvido no acidente. Mas, segundo o UOL, testemunhas locais afirmaram que se tratava de um Porsche Cayenne. De acordo com a fabricante alemã, o modelo alcança cerca de 248 km/hm, com aceleração de seis segundos.

Por que carros da Porsche são tão rápidos

Dirigir em alta velocidade é extremamente perigoso. Então, por que a Porsche não limita a velocidade dos carros? Um dos motivos é a legislação de trânsito da Alemanha, que permite trechos sem limite de velocidade em estradas — as famosas autobahns.

Apesar da maior parte das autobahns ter, sim, limite de 130 km/h, existem pedaços em que alguns carros chegam a 400 km/h durante o dia. Os alemães prezem pela liberdade de circular sem limite de velocidade, e esse pensamento também faz parte da filosofia da Porsche.

Enquanto outras fabricantes alemãs, como Volvo, Audi, BMW e Mercedes-Benz, limitam a velocidade dos carros voluntariamente, a Porsche lança modelos cada vez mais leves e aerodinâmicos para ficarem ainda mais rápidos.

Existem diversas discussões sobre a responsabilidade das fabricantes em relação aos acidentes de trânsito. Embora carros esportivos, como os da Porsche, pareçam mais perigosos pelas altas taxas de velocidade máxima, o verdadeiro problema são motoristas inexperientes ou irresponsáveis.

Aliás, mesmo em carros autônomos existe esse problema. Nos EUA, a Justiça culpou uma motorista por atropelamento com carro autônomo, em agosto de 2023.

Alguns países, como a Austrália, estudam implementar habilitações especiais para motoristas de carros esportivos de alta potência. Entretanto, especialista em veículos acreditam não ser uma ideia muito útil. Em vez disso, eles sugerem melhorar o treinamento em autoescolas, ensinando direção de supercarros para todas as pessoas.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas