Saiba como verificar se você tomou uma multa de trânsito
Já passou por um radar acima do limite de velocidade ou ficou na dúvida se cometeu ou não uma infração de trânsito? Felizmente, é possível verificar se há débitos pendentes do conforto da sua casa, usando serviços digitais dos órgãos de trânsito brasileiros.
Vale, aqui a lembrança: existe um período mínimo entre a ocorrência e o registro. Isso quer dizer que, a menos que um agente de trânsito entregue uma notificação ao motorista no momento da autuação, não é possível saber se você tomou uma multa no mesmo dia.
A depender da região, o condutor pode demorar algumas semanas para receber a notificação. No entanto, é possível consultar online se há alguma multa no seu nome de forma simples e fácil. Veja como.
Aplicativo Carteira Digital de Trânsito
A opção mais simples é o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ou simplesmente CDT, disponível para os sistemas Android e iOS. Caso ainda não tenha cadastro, crie uma conta “gov.br”, que permite aos usuários terem acesso a uma série de serviços prestados pelo Estado brasileiro.
Quando estiver logado, o usuário precisará clicar na opção “Infrações”, selecionar se deseja verificar as multas por “Condutor” ou por “Veículo”. Por fim, insira os dados solicitados para consultar a multa.
Senatran
A Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, antigo Departamento Nacional de Trânsito, é o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito. Se nos Detrans, a depender do estado, a forma de consultar débitos ou multas pode variar, no Senatran ela segue a mesma para todos os brasileiros.
Primeiramente, é preciso acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito neste link, rolar a página até o tópico “Infração” e selecionar o botão “Acessar serviço” ao lado de “Consulte suas infrações de trânsito”. Depois, basta incluir os dados do condutor e do veículo solicitados pela plataforma e verificar se existem débitos pendentes.