_Tecnologia

Saiba como verificar se você tomou uma multa de trânsito

A depender da região, o condutor pode demorar algumas semanas para receber a notificação. No entanto, é possível consultar online se há alguma multa no seu nome de forma simples e fácil

Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil/Fotos Públicas

Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil/Fotos Públicas

Já passou por um radar acima do limite de velocidade ou ficou na dúvida se cometeu ou não uma infração de trânsito? Felizmente, é possível verificar se há débitos pendentes do conforto da sua casa, usando serviços digitais dos órgãos de trânsito brasileiros.

Vale, aqui a lembrança: existe um período mínimo entre a ocorrência e o registro. Isso quer dizer que, a menos que um agente de trânsito entregue uma notificação ao motorista no momento da autuação, não é possível saber se você tomou uma multa no mesmo dia.

A depender da região, o condutor pode demorar algumas semanas para receber a notificação. No entanto, é possível consultar online se há alguma multa no seu nome de forma simples e fácil. Veja como.

Aplicativo Carteira Digital de Trânsito

A opção mais simples é o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ou simplesmente CDT, disponível para os sistemas Android e iOS. Caso ainda não tenha cadastro, crie uma conta “gov.br”, que permite aos usuários terem acesso a uma série de serviços prestados pelo Estado brasileiro.

Quando estiver logado, o usuário precisará clicar na opção “Infrações”, selecionar se deseja verificar as multas por “Condutor” ou por “Veículo”. Por fim, insira os dados solicitados para consultar a multa.

Senatran

A Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, antigo Departamento Nacional de Trânsito, é o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito. Se nos Detrans, a depender do estado, a forma de consultar débitos ou multas pode variar, no Senatran ela segue a mesma para todos os brasileiros.

Primeiramente, é preciso acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito neste link, rolar a página até o tópico “Infração” e selecionar o botão “Acessar serviço” ao lado de “Consulte suas infrações de trânsito”. Depois, basta incluir os dados do condutor e do veículo solicitados pela plataforma e verificar se existem débitos pendentes.

Sair da versão mobile