No ano passado, a Samsung revelou um protótipo de “caminhão transparente”, que possui uma tela na traseira mostrando o que acontece à frente dele. Com isso, é mais fácil decidir se você deve ou não ultrapassar um caminhão lento à sua frente.

Nesta semana, a Samsung apresentou o protótipo do Safety Truck a mais de 200 pessoas em Buenos Aires, e revelou mais detalhes sobre o projeto.

Há uma câmera instalada na parte dianteira do Safety Truck, que transmite as condições da estrada em tempo real para quatro telas na traseira (chamadas de Smart Signage), que criam uma “parede de vídeo”. As telas possuem certificação IP56 à prova d’água e poeira, e são visíveis mesmo sob luz forte.

A Samsung diz que começou a testar o Safety Truck na Argentina porque, nas estradas do país, a maioria dos acidentes acontece devido a ultrapassagens.

O Safety Truck foi eleito uma das melhores invenções de 2015 pela revista Time. Trata-se de um projeto conjunto entre a Samsung, a Volvo, a fabricante argentina de caminhões Helvética, a empresa de software argentina Ingematica, e a agência de publicidade Leo Burnett.

Um executivo da Volvo diz que essa tecnologia pode ser unida à condução automatizada, isto é, a caminhões que dirigem sem intervenção do motorista. Por exemplo, há caminhões que andam em “pelotão”: eles mantêm um espaçamento entre si na estrada e são conectados por uma rede sem fio. O motorista dirige o caminhão na frente, e o motorista atrás ativa o modo automático, vendo pelo display as condições da estrada à frente.

A Samsung diz que está na fase piloto, e continuará os testes nos próximos quatro meses. O Safety Truck pode chegar a outros países também, “depois de garantir a confiabilidade do produto na Argentina”.

Instalar TVs gigantes na traseira de caminhões custa caro e os tornaria um alvo de assaltos. Será que o veremos nas estradas brasileiras?

[Samsung 1, 2 via The Verge]