Não seria muito mais seguro ultrapassar um caminhão se a traseira do veículo tivesse um monitor que mostrasse o que se passa na frente dele? O “caminhão transparente” foi idealizado pela companhia russa de design Art Lebedev em 2009, e a Samsung busca tornar essa ideia em realidade com um protótipo.

Nele, há quatro TVs – duas em cada porta traseira – que recebem o sinal de vídeo transmitido por uma câmera sem fio, instalada na frente do caminhão. É algo relativamente simples, mas que ainda não havia sido implementado.

1294318592288339629

Veja a tecnologia em ação no vídeo abaixo:

Com esse sistema, fica mais fácil decidir se você deve ou não ultrapassar um caminhão lento à sua frente: é possível ver se não há veículos vindo na direção oposta, evitando acidentes. O protótipo foi testado com sucesso na Argentina, onde há muitos acidentes na estrada, “a maioria em vias com duas pistas e particularmente em situações de ultrapassagem”, diz a Samsung.

Enquanto a ideia dará pontos à Samsung pela criatividade, a probabilidade de o setor de transportes adotá-la em massa parece pequena: instalar TVs gigantes na traseira de caminhões custa caro, não traz retorno financeiro e tornaria os veículos em um alvo de assaltos.

No entanto, a Samsung diz que fará mais testes e buscará aprovação regulatória para o Safety Truck. Quem sabe uma das TVs possa exibir propagandas para compensar os custos? [Samsung via The Verge]

Imagens por Samsung e Jalopnik