A Samsung está sob pressão de fabricantes como Xiaomi e Lenovo na área de smartphones baratos. A resposta da coreana parece ser a linha Galaxy J, e este é o primeiro membro da família.

O Galaxy J1 possui tela de 4,3 polegadas e resolução 480 x 800, processador dual-core de 1,2 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de espaço interno com suporte a microSD.

Há duas câmeras: traseira de 5 megapixels com flash LED e frontal de 2 MP com função Palm Selfie, que tira fotos automaticamente ao detectar o movimento da sua mão.

O Galaxy J1 é dual SIM, tem bateria removível de 1.850 mAh – com modo Ultra Economia – e roda Android 4.4 KitKat. No geral, são especificações levemente inferiores ao Moto E.

O smartphone apareceu sem alarde no site da Samsung Malásia, ainda sem data de lançamento – mas o SamMobile diz que ele deve custar o equivalente a R$ 300 na Europa.

Samsung Galaxy J1

A Samsung prometeu simplificar sua galáxia de smartphones. Este ano, ela estreou a linha Galaxy E, com versões não-metálicas da linha Galaxy A.

Com isso, a empresa espera reverter sua situação preocupante. O lucro da Samsung sofreu a quinta queda seguida no quarto trimestre de 2014, caindo 27% em relação ao ano anterior.

A venda de smartphones caiu 17% em um ano, enquanto a concorrência cresceu – tanto no low-end (Xiaomi), como entre modelos caros (Apple). Rumores dizem que a Samsung vai responder com o Galaxy S6 na próxima feira Mobile World Congress, em março. [Samsung via SamMobile]