Colocando fim nos rumores, a Samsung confirmou que lançará uma versão recauchutada de seu Galaxy Note 7. O modelo ficou marcado pelas inúmeras explosões no ano passado e custou alguns bilhões de dólares à fabricante. Em vez de enterrar de uma vez por todas o maior fiasco de sua história, a companhia irá colocar nas lojas sul coreanas uma versão batizada de “Fan Edition”, que virá com baterias menores (3.200 mAh, contra 3.500 mAh da versão explosiva) e a assistente virtual Bixby.

• [Review] Samsung Galaxy S8: ditando o ritmo do jogo
• A Samsung finalmente divulgou a autópsia do caso Galaxy Note 7

A ideia da Samsung é “minimizar o desperdício de recursos ao utilizar componentes do Note 7″. Os informações de que a Samsung estava considerando uma versão recondicionada do Note 7 começaram a surgir em março e pouco depois a empresa confirmou que existiam planos para lidar com os dispositivos que foram recolhidos do mercado “de uma maneira amigável ao meio ambiente”.

A Samsung fez o primeiro recall do Note 7 em setembro do ano passado depois de centenas de relatos de explosões e, no final das contas, retirou três milhões de unidades de circulação. Cerca de 93% dos dispositivos foram recuperados pela empresa. Os outros 7% receberam atualizações que inutilizavam o celular ao impedir o carregamento.

O novo modelo passou por rígidos testes de segurança com a bateria e segue o controle adotado pela empresa desde os episódios assustadores do ano passado. O Galaxy S8, por exemplo, tem uma bateria que resiste a condições extremas. E para deixar claro para as autoridades que essa versão é segura, há um selo na parte traseira indicando que se trata da versão “Fan Edition”.

galaxy-note-7-fe

Tirando a bateria, que ficou menor, e o Android 7.0 Nougat que agora tem a assistente Bixby, as especificações do smartphone são as mesmas:

Sistema operacional: Android 7.0 Nougat com Touch Wiz.
Processador: Samsung Exynos 8893 de oito núcleos de 2,3 GHz.
Tela: 5,7 polegadas Quad HD Super AMOLED.
RAM: 4 GB.
Armazenamento: 64 GB, expansível via micro SD para até 2 TB.
Câmeras: traseira de 12 megapixels (estabilizador óptico e f/1.7) e frontal de 5 megapixels.
Bateria: 3.200 mAh.

O Galaxy Note Fan Edition será lançado em 7 de julho na Coreia do Sul e custará cerca de US$ 610. A Samsung afirma que foram fabricadas 400 mil unidades e que ainda não há planos para lançamento em outros países. De acordo com a Samsung Brasil, esse modelo não será comercializado por aqui.

[Samsung]