Samsung Galaxy Watch: recurso brasileiro de apneia do sono é aprovado nos EUA
Nesta semana, a Samsung Electronics veio a público para comunicar: o recurso de monitoramento da apneia do sono, que funciona em conjunto com um Galaxy Watch e smartphone compatível, foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). Este é o órgão americano equivalente à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Tecnologia foi desenvolvida no interior de São Paulo
A função foi desenvolvida no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa sul-coreana em Campinas, no interior do estado de São Paulo. E utiliza tecnologia de inteligência artificial para identificar os padrões relacionados à condição que é bastante comum e, atualmente, atinge cerca de 35% da população brasileira.
Anteriormente, no final do ano passado, a ferramenta já havia sido aprovada pelo Ministério de Segurança Alimentar e Medicamentos da Coreia do Sul. De acordo com a Samsung, o processo de desenvolvimento da funcionalidade, que envolveu coleta e análise de dados. Além da criação e otimização de algoritmos de IA para serem executados nos relógios inteligentes da empresa, foi longo e levou aproximadamente dois anos para ser concluído.
Samsung Galaxy Watch 7 e Galaxy Buds 3 Pro são homologados pela Anatel
Dados do Galaxy Watch revelam que qualidade do sono piorou no mundo todo
O que é apneia do sono?
A apneia noturna é um distúrbio grave do sono no qual a respiração é interrompida por períodos maiores que dez segundos durante a noite. Em casos mais graves, a doença pode ocasionar a interrupção do fluxo de oxigênio no cérebro. E, assim, interferir muito negativamente qualidade do sono. Ou seja, mesmo nas formas mais “leves”, o sono pode sofrer impactos bastante significativos.
As pessoas que sofrem desta condição, normalmente, têm sintomas como ronco alto, sensação de sufocamento durante o sono, fadiga diurna e dor de cabeça frequente, geralmente nas primeiras horas do dia.
Com o novo recurso, os usuários do Galaxy Watch poderão obter relatórios detalhados no aplicativo Samsung Health Monitor. E, por fim, apresentar os registros a profissionais de saúde qualificados para indicar o melhor tratamento para cada tipo de paciente.