Acompanhando o smartphone Galaxy S5, os relógios de pulso inteligentes Gear 2 e Gear Fit também virão ao Brasil. Eles chegam por aqui em 12 de abril.

O Gear Fit custará R$ 899, e nos chamou mais a atenção: com touchscreen Super AMOLED curvada de 1,84 polegadas, ele pesa apenas 27 g. Assim como outros smartwatches, ele recebe notificações de e-mails, SMS e de apps de terceiros. No entanto, você precisa ter um smartphone ou tablet compatível da Samsung – aparelhos de outra marca não são compatíveis.

Também há um monitor de frequência cardíaca na parte traseira, pedômetro e monitor de tempo de sono. Ele é resistente IP67 a água, suor e poeira. A bateria de 210 mAh deve durar 3 a 4 dias com uma só carga.

E o Gear Fit se livra de funções desnecessárias: não é possível fazer nem receber chamadas, e não há câmera embutida. No entanto, jogaram fora o bebê com a água do banho: não é possível enviar comandos de voz, porque não há microfone.

samsung gear 2 (3)

O Gear 2, por sua vez, custará R$ 1.299 – mesmo preço do desastroso Galaxy Gear. Ele tenta corrigir vários erros do seu antecessor: sua bateria dura de 2 a 3 dias; a câmera de 2MP agora fica acima da tela, o que permite trocar a pulseira; ele é resistente IP67 à água, suor e poeira; e ele ficou menos pesado (68g, contra 73,8 g do Gear original).

A tela mantém o display Super AMOLED de 1,63 polegadas e resolução 320×320, mas ganha um processador dual-core de 1 GHz. Também há um monitor de frequência cardíaca embutido na traseira.

Assim como antes, você ainda pode fazer e atender ligações no pulso, receber notificações de apps, e usar comandos de voz. Mas, novamente, é preciso usar um smartphone ou tablet da Samsung que seja compatível.

Nenhum dos dois roda Android: a Samsung preferiu usar o Tizen. Mas vale lembrar que a coreana está na lista de empresas que preparam smartwatches com o Android Wear. Talvez valha a pena esperar, em vez de ser mais um early adopter dos relógios da Samsung – não foi uma boa experiência da última vez.

O smartwatch Gear Neo, versão sem câmera do Gear 2, não será lançada no Brasil.