Há diversos rumores circulando sobre o Gear VR, que pode transformar smartphones em óculos de realidade virtual. Agora, o SamMobile conseguiu testar o app que será usado em conjunto com o headset.

Com o “Gear VR Manager”, é possível ajustar algumas configurações. Por exemplo, o VR Lock configura um padrão de segurança para você desbloquear o smartphone enquanto usa o Gear VR; o Warning Alert aparece periodicamente caso você use o headset por muito tempo; entre outros.

As imagens da Ajuda mostram como o Gear VR funciona: há um touchpad e um botão Voltar no lado direito para você controlar o smartphone – já que não haverá acesso à touchscreen nem aos botões físicos.

Samsung Gear VR help

O botão Voltar também serve para ver o mundo ao seu redor: basta pressioná-lo por alguns segundos e você terá a visão da câmera traseira. E você também poderá realizar comandos por voz usando o S Voice, dizendo “olá Galaxy”.

É mais um sinal de que o Gear VR deve funcionar apenas com smartphones da Samsung. O SamMobile disse este mês que o headset será compatível só com aparelhos top de linha da coreana, como o Note 3 e Galaxy S5, além de dispositivos futuros – acredita-se que ele será lançado junto ao Galaxy Note 4.

O Gear VR aparentemente usa os sensores e CPU do smartphone, e se conecta a ele via USB 3.0. O software seria desenvolvido pela Samsung em colaboração com a Oculus, criadora do Oculus Rift. O SamMobile também descobriu referências ao VR Panorama e VR Cinema, apps específicos de realidade virtual, mas não pôde usá-los (eles requerem o Gear VR para funcionar).

O Gear VR deve ser anunciado em setembro na feira IFA, em Berlim. [SamMobile via Techradar]