Samsung trabalha em câmera dupla sob a tela para reconhecimento facial
A Samsung está desenvolvendo uma tecnologia para melhorar o reconhecimento facial de seus smartphones. O portal GalaxyClub descobriu um registro de patente que detalha o funcionamento de um sistema duplo de sensores para oferecer um método de reconhecimento que oferece maior segurança para os usuários.
A patente foi registrada pela Samsung em março de 2021, mas só veio à público nesta semana. A empresa não trabalha apenas para melhorar a tecnologia já existente de câmera sob a tela (under display camera), mas está trabalhando também em sensores que analisam várias características do rosto humano simultaneamente.
Os sensores devem fazer uma análise de vários ângulos e criar uma digitalização tridimensional do rosto do usuário. Os documentos indicam que a nova tecnologia seria capaz de até mesmo medir as pupilas dos olhos, o que possibilitaria um sistema de reconhecimento facial mais seguro do que os disponíveis atualmente no mercado.
A Samsung é uma das primeiras empresas a investirem na câmera sob o display. A tecnologia surgiu pela primeira vez em 2021 no Galaxy Z Fold 3, mas apresentava algumas limitações importantes. A primeira é a qualidade da câmera baixa, com apenas 4 MP. Além disso, na área da câmera havia uma baixa densidade de pixels — sem contar que o sensor não ficava bem escondido.
A tecnologia surgiu como uma alternativa aos recortes e entalhes para acomodar câmera frontal e outros sensores no display do smartphone. Até hoje as empresas procuram a posição certa para deixar a abertura de forma natural na tela.
Como são apenas documentos de registro de patente, não há qualquer garantia de que a tecnologia seja implementada nos smartphones da Samsung, como já ocorreu com diversas outras patentes, que foram registradas, mas não viram a luz do dia.