Na quinta-feira (14), a Samsung promoveu um evento em que anunciou todos os detalhes do Galaxy S21. Para esclarecer algumas questões relacionadas aos novos aparelhos, a empresa criou uma seção de perguntas e respostas em seu site que dão alguns indícios sobre os planos futuros da companhia.

Um dos rumores que foi confirmado no evento é que a Samsung decidiu seguir o mesmo caminho que a Apple e remover os carregadores da embalagem do Galaxy S21. Outro acessório que não estará incluso são os fones de ouvido. O comunicado diz que esse processo de eliminação dos acessórios das embalagens ocorrerá de forma gradual nas próximas linhas Galaxy.

A justificativa da empresa é que as pessoas estão cada vez mais reutilizando produtos que elas já têm em casa. A sul-coreana ainda diz que o propósito em diminuir os componentes da caixa é uma forma de apoiar as pessoas em suas “decisões sustentáveis na rotina para promover melhores hábitos de reciclagem”.

A explicação faz lembrar a mesma discussão que surgiu quando a Apple havia anunciado essa medida com o lançamento do iPhone 12. Na época, até o Procon-SP se manifestou, defendendo que, se a Apple se preocupa tanto assim com o meio ambiente, ela deveria ter um plano de recolhimento de aparelhos e adaptadores antigos para reciclagem e descarte adequado, coisa que não acontece. A diferença em relação à concorrente é que a Samsung planeja fazer essa mudança aos poucos.

Para reforçar seu compromisso focado em sustentabilidade, a empresa ainda ressaltou que utiliza cabos padronizados tipo USB-C desde 2017, o que permite que carregadores antigos possam ser utilizados nos modelos Galaxy mais recentes.

No caso do Brasil, a Samsung enviou uma nota ao Canaltech informando que a empresa está em “fase final de estudo para decidirmos a alternativa que será dada ao consumidor. Assim que tivermos a definição, compartilhamos com vocês”.