Faltando pouco mais de duas semanas para o próximo Unpacked da Samsung, o presidente da empresa e chefe de comunicações móveis, TM Roh, confirmou o que rumores de algumas semanas já apontavam: o foco evento online será nos dispositivos dobráveis, e ao menos um deles terá suporte para a caneta S Pen. Além disso, o executivo reforçou mais uma vez que não veremos um novo Galaxy Note este ano.

Em um artigo publicado no site de imprensa da Samsung, Roh abordou uma série de assuntos, incluindo a dedicação contínua da Samsung a dispositivos com telas dobráveis e as parcerias da empresa para fornecer aplicativos personalizados para esses aparelhos. Isso inclui versões otimizadas de ferramentas como Google Duo e Microsoft Teams. Por outro lado, Roh afirmou que a ideia é incentivar que outros desenvolvedores criem programas para gadgets dobráveis. Logo, é provável que vejamos apps de empresas menores.

Mas o mais importante, sem dúvida, é que Roh antecipou algumas novidades que as pessoas podem esperar sobre os tais dispositivos para o evento do dia 11 de agosto. “O próximo Galaxy Z Fold combina o melhor do que existe em smartphones e tablets, oferecendo formas completamente novas de trabalhar, conectar e criar, enquanto o próximo Z Flip conta com um estilo ainda mais refinado, composto por materiais mais duráveis ​​e resistentes”, disse Roh.

Esse último trecho na fala de Roh parece ir de encontro com o anúncio do Gorilla Glass DX/DX+ na semana passada, quando a Corning sugeriu que um dispositivo da Samsung seria o primeiro equipado com o novo vidro reforçado. Vazamentos anteriores também indicam que tanto o Galaxy Z Fold 3 quanto o Z Flip 3 terão algum tipo de resistência a água, o que ajudaria muito a melhorar a durabilidade dos produtos.

Imagem: Samsung/Divulgação

Sem Galaxy Note

Roh também confirmou que a Samsung anunciará sua primeira caneta S-Pen projetada especificamente para celulares dobráveis. Isso deve abrir caminho para que mais dispositivo da sul-coreana sejam compatíveis com o acessório, principalmente este ano, em que não será lançado um novo integrante da linha Galaxy Note. “Em vez de revelar um novo Galaxy Note desta vez, iremos ampliar ainda mais os recursos do Note para mais dispositivos Samsung Galaxy”, destacou.

Além de uma atenção especial para as novas gerações do Galaxy Z Fold e Galaxy Z Flip, a ausência de um novo Note também se justifica pela escassez global de chips. Anteriormente, a Samsung sinalizou ter adiado o anúncio do próximo Galaxy Note para 2022.

Assine a newsletter do Gizmodo

O próximo evento Unpacked acontecerá no dia 11 de agosto, às 11h00 da manhã pelo horário de Brasília, nos canais oficiais da Samsung no YouTube e redes sociais.