Os tablets com Windows 8/RT ainda custam caro no Brasil – até o triplo do preço cobrado nos EUA. Os laptops com touchscreen, por sua vez, têm preço mais razoável por aqui (com algumas exceções). E o Samsung Series 5 UltraTouch, lançado no Brasil, felizmente segue a regra.

Por R$2.999, você leva um ultrabook de 13,3″ com processador Core i5 (Ivy Bridge), 4GB de RAM e 500 GB de armazenamento, mais um SSD de 24 GB para fazer o Windows funcionar mais rápido.



A touchscreen multitoque reconhece até dez dedos simultaneamente, mas sua resolução é de apenas 1366 x 768. Como o laptop não é um modelo de entrada, isso é pouco – esperamos um mínimo de 1440×900 – mas é justificável pela touchscreen. Afinal, em resoluções maiores, elementos do Windows podem ficar pequenos demais para o toque.

E por que uma touchscreen no laptop, afinal? Não é melhor usar o trackpad com multitoque? Eu acredito que o toque é válido como um método adicional de interação: às vezes é mais fácil simplesmente tocar no que você quer – e com uma touchscreen, você pode. Ninguém vai usá-la o tempo todo.

Tudo depende de quanto a mais você quer pagar por isso. Um modelo quase equivalente da Samsung, sem touchscreen e com processador da geração passada, chega a custar R$900 a menos.

Samsung 540U3C (2)

O Series 5 Ultratouch tem 1,9 cm de espessura máxima e 1,69 kg. Isso parece muito para um ultrabook de 13″: eles geralmente pesam bem menos que 1,5kg. Ele tem acabamento em alumínio escovado, e sua parte inferior é feita com fibra de vidro.

Ele ainda possui saída HDMI, três portas USB (duas 2.0 e uma 3.0), leitor de cartões de memória e Bluetooth 4.0. A Samsung diz que a bateria dura até 7h, e sua vida útil chega a cerca de 3 anos com a tecnologia “BatteryLife Samsung Plus”.

O Series 5 Ultratouch 540U3C já está disponível no varejo online. [Samsung]