Satélite da ESA mostra Terra e Lua vistos de Marte; veja

Registros do Mars Express mostram a Terra e Lua vistas de Marte. Fotos marcam aniversário de 20 anos do lançamento da sonda
Imagem: ESA/Mars Express/Divulgação

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta semana imagens que mostram um ponto de vista interessante: como a Terra e a Lua são vistas de Marte. Os registros são de autoria do satélite Mars Express, que orbita o planeta vermelho, e foram feitos entre maio e junho.

As fotos surgiram durante as celebrações dos 20 anos de lançamento da sonda e divulgadas em forma de GIF. Veja abaixo.

Imagem: ESA/Mars Express/Divulgação

Se as imagens do nosso planeta pequeno, azul e pálido parecem familiares, é porque as fotos foram inspiradas naquela feita pela sonda Voyager 1, na década de 1990. Enquanto viajava pelo espaço, o equipamento fez registros da Terra sob uma perspectiva bem distante, a 6 bilhões de quilômetros.

Mais de 30 anos depois, outros satélites espaciais apontaram seus instrumentos para a Terra e fizeram outros registros, como o Mars Express. Nas imagens, a distância entre a Terra e Marte variou de 279 milhões a 301 milhões de quilômetros, aproximadamente. As informações são da ESA.

Nas fotos, a Lua e a Terra estão tão longe que ficaram com tamanho equivalente ao de uma formiga vista a 100 metros de distância. Sim, o universo é mesmo gigantesco.

“Não há valor científico nessas imagens, mas como as condições nos permitiram apontar o HRSC [a câmera] para a Terra e logo após o VMC para Marte, aproveitamos para criar nosso próprio retrato de casa neste incrível marco da missão para a Mars Express”, conforme Daniela Tirsch, membro da equipe da espaçonave no Centro Aeroespacial Alemão.

A sequência de imagens foi produzida pelo canal de super resolução (SRC) da câmera estéreo de alta resolução da Mars Express (HRSC). O equipamento é usado principalmente para observar as duas luas e as estrelas de Marte. Eles mostram a Terra e sua Lua em 15, 21 e 27 de maio e 2 de junho de 2023. Isso abrange boa parte da órbita mensal da Lua ao redor da Terra.

As imagens marcaram o fim do aniversário do lançamento da nave, e foram feitas um pouco antes de um acontecimento especial: as fotos captadas pela câmera Visual Monitoring Camera, da Mars Express, que foram transmitidas ao vivo para a Terra. O evento foi a primeira live já feita de Marte.

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas