O scanner Amazon One, usado para ler a palma da mão dos clientes no pagamento sem carteira, agora também vai verificar a idade para permitir o consumo de bebidas. A mudança deve facilitar a checagem de documentos em ambientes tumultuados, como festas e jogos, disse a Amazon em comunicado.
A ideia, segundo a varejista, é simplificar o processo de verificação da idade na hora de comprar bebidas alcoólicas. Ao analisar a superfície da mão dos consumidores, o scanner vai exibir uma mensagem “21+” junto com uma selfie.
O número se refere a 21 anos, idade permitida para o consumo de bebidas alcoólicas nos EUA. Isso porque o serviço só está disponível por lá por enquanto – mas, se expandir para o Brasil, seria uma ótima alternativa para os dias de festa, especialmente no Carnaval.
Ao ler as digitais na mão do consumidor, o scanner desconta o dinheiro de uma carteira digital. Assim, o indivíduo não precisa pegar o celular, cartão ou dinheiro em espécie – o que, convenhamos, evitaria muitos roubos.
Sistema em teste
A gigante varejista afirmou que vai testar o novo recurso no estádio Coors Field, do time de beisebol Colorado Rockies. Em seguida, deve colocar nos bares das redondezas SandLot Brewery e Silver Bullet Bar, em Denver, cidade ao centro-oeste dos EUA.
A Amazon lançou o scanner de mão para pagamentos em agosto de 2020, como uma alternativa às restrições da pandemia. Mas mesmo antes da emergência global de saúde começar, a empresa já planejava o recurso, como mostramos nesta reportagem de 2019.
O sistema usa tecnologia de visão computacional para criar a “assinatura” através de uma marca única associada ao cartão de pagamento do cliente. Depois disso, basta passar a mão no scanner que o serviço desconta o dinheiro da conta automaticamente.
Hoje, os scanners de mão estão disponíveis em lojas da Amazon Go e em estabelecimentos da Whole Foods nos EUA. Para a atualização do cadastro, a varejista pediu que as pessoas enviem uma selfie e fotos de frente e verso da identidade emitida pelo governo americano.