Scanner portátil: saiba como escolher um bem útil para seu home office
Em tempos de trabalho remoto, muitos profissionais precisaram adaptar o ambiente doméstico para comportar as tarefas do escritório. Diante do espaço reduzido e da virtualização da burocracia, um scanner portátil surge como uma importante ferramenta que poupa tempo e facilita o envio de arquivos.
Ao usar um scanner pequeno (em contraponto ao tradicional scanner de mesa), você também abre mais espaço em seu escritório, eliminando a necessidade de arquivar a papelada; reforça a segurança, tendo uma cópia digital de documentos; além de contar com a vantagem que você pode levá-lo para qualquer lugar.
Como escolher um Scanner portátil
Antes de sair comprando um scanner, é preciso levar os seguintes pontos em consideração:
- Tipos de documentos: os scanners portáteis são ótimos gadgets para digitalizar contratos, notas fiscais, ordens de serviço, recibos, cartões de visita, entre outros registros em papel. Entretanto, se o seu objetivo for digitalizar fotografias, é preciso procurar um scanner específico para esse fim, que conta com resolução mais alta e cores aprimoradas.
- Quantidade de documentos: para digitalizações eventuais e esporádicas, o scanner de mão já é o suficiente. Por outro lado, se existe um alto volume de documentos a ser digitalizado, é interessante adquirir um scanner que venha com uma bandeja de alimentação, que vai puxando as folhas de forma automática.
- Reconhecimento de caracteres: você precisa que o scanner “leia” o documento e reconheça os caracteres? Neste caso, procure os modelos compatíveis com a tecnologia (OCR). Geralmente, a maioria dos aparelhos conta com ela.
- Sistema operacional: não esqueça de verificar se o scanner é compatível com o sistema operacional do computador. Por mais que seja possível instalar drivers de terceiros, estes podem reduzir a funcionalidade ou desempenho do equipamento.
- Resolução: para documentos simples, os scanners que contam com resolução entre 600 e 1.200 dpi servirá. No entanto, se a ideia é digitalizar fotos, prefira aqueles que tenham pelo menos 2.000 dpi.
Feitas as considerações, confira três exemplos de scanners portáteis com diferentes faixas de preço.
iScan
Para digitalizações rápidas, o scanner de mão é uma boa solução, pois basta deslizar o aparelho sobre o documento que ele fará a digitalização. O produto tem resolução óptica de 600 DPI, tem entrada para cartão micro SD de 32GB, além de compatibilidade com Windows e MacOS.
Saiba mais sobre o produto no site da Amazon!
WorkForce ES-50
Com modo de alimentação automática, o scanner possui resolução óptica de 600 dpi e funciona a partir do conector USB, sem precisar de baterias nem fontes de alimentação externa. Ele também possui a função OCR para converter os documentos em arquivos editáveis para Word e Excel.
Saiba mais sobre o produto no site da Amazon!
WorkForce ES-200
O produto foi feito para alta capacidade, podendo digitalizar até 100 páginas por minuto, inclusive frente e verso de uma só vez. Ele vem com uma bandeja para até 20 folhas, resolução óptica de 600 dpi e OCR incluso.