Essa é a questão que a cidade de Sunrise, na Flórida, está se perguntando, já que a cidade não existiu no Google Maps por cerca de um mês. Qualquer pessoa que procure por Sunrise, FL era redirecionado para Sarasota, FL, uma cidade a mais de 300 quilômetros da cidade “fantasma”.

Bizarramente, essa é a terceira vez que a cidade some do Google Maps. Para uma cidade pequena e desconhecida como Sunrise, isso não é nada bom. O comércio local sentiu o efeito de não ser buscado no Google, afirmando que as vendas diminuíram no mês porque, basicamente, ninguém consegue encontrá-los. Se você procurar por um encanador em Sunrise, nenhum deles existirá. Se você procurar uma vendedora de flores, será enviado diretamente para Sarasota.

É um problema estranho que, apesar de já ter sido resolvido, diz muito sobre nossa enorme confiança no Google. Qual é a primeira coisa que as pessoas fazem para achar lojas locais nos dias de hoje? Jogar no Google. Como eu chego lá? O Google me explica. E é muito fácil! Eu admito que sigo cegamente qualquer coisa que o grande G me diz. Basicamente, eu não uso mais as páginas amarelas ou o guias de ruas para saber onde e como eu vou.

Ou seja, por mais engraçado (e assustador) que isso pareça, se você (sua cidade, trabalho, loja, etc.) não existe no Google, você basicamente não existe para a população em geral. [BBC]