Sean Penn já está na Ucrânia para filmar a invasão russa
O ator e diretor americano Sean Penn, de 61 anos, desembarcou nesta quinta-feira (24) em Kiev para com um objetivo: filmar um documentário sobre os ataques das forças militares de Vladimir Putin à Ucrânia.
“Ele veio dizer ao mundo a verdade sobre a invasão russa”, anunciou, em tom de agradecimento, o gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Segundo o site da revista “Newsweek”, o ator participou de uma coletiva de imprensa no gabinete do presidente para conversar com a vice-primeira-ministra, Iryna Vereshchuk, e encontrou jornalistas locais, além de membros das forças armadas ucranianas.
“Ele conversou com jornalistas, com nossos militares, viu como defendemos nosso país”, diz o comunicado. “Sean Penn demonstra a coragem que falta a muitos outros, incluindo políticos ocidentais. Quanto mais pessoas assim em nosso país agora, verdadeiros amigos da Ucrânia, que apoiam a luta pela liberdade, mais cedo será possível parar o ataque traiçoeiro da Rússia”, completa.
Ganhador de Oscar, Sean Penn desembarcou na Ucrânia em meio à guerra com a Rússia para dar continuidade a um documentário que vem filmando há meses sobre a escalada das tensões na região. Essa não é a primeira vez que Penn visita o país: em novembro de 2021, já teria iniciado esse trabalho, conversando com militares ucranianos e documentado o Mar de Azov.
Em sua primeira viagem, Penn visitou diversas regiões do país com o objetivo de mostrar como Donbas, que hoje está no centro da crise da Ucrânia, foi impactado por batalhas com rebeldes pró-Moscou.
O presidente Volodymyr Zelensky registrou o momento com Sean Penn em vídeo nos stories do Instagram. A página oficial do gabinete do presidente no Facebook fez um longo texto agradecendo o apoio de Penn, dizendo que ele “demonstra a coragem que falta a muitos outros, especialmente aos políticos ocidentais”.
“Quanto mais as pessoas souberem sobre a guerra na Ucrânia, maior a probabilidade de parar a Rússia!”, escreveu Zelensky na legenda do vídeo do encontro com Penn, cujo som, no entanto, foi silenciado.
Conhecido por seu ativismo e pelo envolvimento com questões políticas mundiais, Penn tem 40 anos de carreira, foi casado com cantora Madonna, e conquistou dois Oscars ao longo de sua trajetória: Melhor Ator, por “Sobre Meninos e Lobos”, em 2004, e “Milk: A Voz da Liberdade”, em 2009. Se dedica há alguns anos a documentários de cunho político e social.
Penn já se envolveu em várias campanhas anti guerra e operações humanitárias na última década. Além disso, criou uma organização sem fins lucrativos chamada CORE, Community Organized Relief Effort, em resposta aos terremotos do Haiti, em 2010.