Eis um truque legal: esta mesa Microsoft Surface projeta uma imagem sobre a sua tela, mas mantém um pedaço de papel ou vidro sobre ela, permitindo assim que você veja uma segunda camada secreta de interface com o usuário.

O truque que a Microsoft Research revelou para o SecondLight faz sentido quando você ouve a explicação:

“A tela é um LCD que pode trocar entre opaco e transparente, alternando 60 vezes por segundo. Existem dois projetores debaixo, cada um piscando 30 vezes por segundo. Um dos projetores é programado para acender debaixo da tela quando esta estiver opaca, enquanto o outro – sim, você adivinhou! – é programado para acender quando a tela estiver transparente. Qualquer coisa que se segure sobre a tela exibirá o que está sendo projetado por aquele segundo projetor.

A coisa mais louca sobre isso é que o segundo projetor consegue de fato acompanhar objetos especiais, projetando o corredor que você vê no primeiro vídeo para onde for o painel e na proporção apropriada.

Você provavelmente notou que as projeções em 30Hz fizeram com que os meus vídeos ficassem bem ondulados, mas os desenvolvedores disseram que a mesma coisa pode ser feita com qualquer frame rate possível, então fica fácil imaginar 60Hz e 60Hz e nada insano pensar que seria possível enxergar duas vezes a 120Hz.

A TechFest da Microsoft é um repositório anual de inovação e gadgets da Microsoft Research, o que significa que apesar de nada daquilo sair como produto para um futuro próximo, é em essencial o que o povo de desenvolvimento de produto usa para acrescentar recursos e características bacanas aos seus lançamentos de verdade. Fiquei lá ontem o dia todo.