Sega compra desenvolvedora de Angry Birds e entra no mercado mobile
A Sega anunciou hoje (17) a compra da Rovio, empresa finlandesa famosa por ser a desenvolvedora dos jogos da franquia Angry Birds.
As empresas chegaram a um acordo após a Sega oferecer 706 milhões de euros à Rovio (R$ 3,8 bilhões, na conversão direta). Em comunicado à imprensa, a Sega afirmou que a compra representa uma “aquisição amigável”. A aprovação deve ocorrer no final de setembro deste ano.
Os personagens de Angry Birds se tornaram sinônimos de jogos mobile, assim como o Sonic nos games ‘convencionais’. Contudo, a Sega, uma das maiores empresas do mundo dos games, não possui uma presença no mercado mobile.
De acordo com a Sega, o “característico know-how da Rovio” em operações relacionadas a games como serviço (GaaS) será usado para levar os títulos atuais e futuros para o ecossistema de jogos mobile.
Portanto, a desenvolvedora de jogos, seguirá o mesmo caminho da histórica rival Nintendo, que já possui títulos mobile de sucesso, como Mario Kart Tour, Pokémon Go e Super Mario Run.
O presidente da gigante japonesa, Haruki Satomi, afirmou que a entrada no universo dos games mobile já estava nos planos da Sega devido ao frenético crescimento do mercado.
Para desenvolver games como serviço, ela usará a plataforma Beacon, da Rovio, desenvolvida especificamente para esse tipo de jogos. A Sega também tem planos de levar os jogos da Rovio para outras plataformas, o que pode ser uma ressurgência da franquia Angry Birds.
A Rovio lançou o primeiro título da franquia Angry Birds em 2009, que se tornou o primeiro jogo mobile a alcançar a marca de um bilhão de downloads. No entanto, após vários jogos e dois filmes, os últimos lançamentos de Angry Birds não tiveram muito impacto na indústria.