Sem águas de março? Previsão para o mês é de chuvas abaixo da média
Tchau, verão! O mês de março marca o início do outono no Brasil, no próximo dia 20. De acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão do tempo para o mês é de chuva abaixo da média (confira o mapa abaixo) e temperaturas acima dos 25ºC na maior parte do Brasil.
No próximo mês, chove pouco nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. Enquanto isso, o sul e o sudeste devem ter maiores volumes de chuva, mais pontuais no sudeste. Áreas dos estados do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina devem ter um total de chuva dentro ou pouco acima da média.
A mudança na precipitação altera os níveis de água no solo elevados, interferindo nos cultivos do plantio de verão e na colheita de parte das lavouras. Segundo o Inmet, a região do Matopiba, que inclui áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, apresentou aumento na umidade do solo devido ao retorno da chuva mais regular entre os meses janeiro e fevereiro deste ano.
Entretanto, para março, a previsão é de queda em parte do Matopiba e em parte do centro-oeste. Além disso, no Rio Grande do Sul e na faixa oeste do Paraná e de Santa Catarina, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, com chuva próxima ou ligeiramente abaixo da média.
Quanto à temperatura, áreas de Roraima, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo devem apresentar temperatura média de até 29ºC. Por outro lado, áreas pontuais do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí, Maranhão e Amazonas, devem estar mais próximas da média.
E o El Niño?
Apesar das altas em algumas partes do país, ao longo do mês, o fenômeno climático El Niño se encaminha para o seu fim, previsto para meados do outono. Com isso, seus efeitos, que incluem irregularidade no padrão de chuvas, devem se tornar gradualmente mais fracos durante março, de acordo com o MetSul.