_Cultura

Sem poder divulgar “Besouro Azul”, Bruna Marquezine defende greve em Hollywood

Reivindicações da greve dos atores, que começou em julho, incluem melhores salários, mais royalties e maior segurança no uso de IA no cinema

Besouro Azul

Foto: Reprodução

Em março de 2022, Bruna Marquezine foi confirmada no elenco de “Besouro Azul”. A participação no filme da DC foi uma conquista importante na carreira da brasileira. No entanto, ela não pode divulgar o filme como forma de apoio à greve de atores e roteiristas nos Estados Unidos.

Isso porque, entre as regras que os atores membros do SAG-AFTRA, sindicato que representa os atores de Hollywood, devem seguir, está a paralisação da promoção ou publicidade dos trabalhos.

“Por conta da greve não posso falar sobre o filme e isso parte o meu coração”, disse, em entrevista à revista Quem.

“Todos nós do elenco, equipe, direção, gostaríamos de estar divulgando este filme como ele merece, como a gente sonhou, e é muito triste não poder falar da representatividade, da importância, da oportunidade que a América Latina e o Brasil têm de se apropriar de um espaço que demoramos tanto tempo para ter nessa indústria, fora dos nossos países”, completou.

Trata-se do primeiro filme da DC dedicado exclusivamente a um super-herói latino. Apesar do impacto da tempestade Hilary na bilheteria de “Besouro Azul” nos EUA, o longa conseguiu tirar “Barbie” do topo da bilheteria no país e levou um público de 40% de latinos aos cinemas.

Porém, assim como para o protagonista, Xolo Maridueña, que disse não querer ser prisioneiro dos números, para Marquezine, “Besouro Azul” não é sobre o lucro.

Importância da greve

Apesar de confessar que gostaria de estar frequentando coletivas de imprensa e pré-estreias, Bruna Marquezine reconhece a importância de apoiar a luta dos colegas de profissão.

“É muito sofrido, mas ao mesmo tempo é muito importante estar do lado certo da história e apoiar os atores. A greve é de extrema importância e urgente. Tudo que está sendo reivindicado tem essa urgência”, pontuou.

As reivindicações da greve dos atores, que começou em julho, incluem melhores salários, aumento de royalties e maiores contribuições para planos de pensão e saúde. Além disso, também pede por segurança no uso de IA generativa na indústria.

A atriz finalizou dizendo que gostaria que as reivindicações internacionais refletissem positivamente no mercado brasileiro. Assim como o Reino Unido, o Brasil não aderiu à greve, mas ambos demonstraram apoio, com sindicatos no Brasil se reunindo para discutir o futuro das relações entre o setor e os streamings no país.

Sobre o que é “Besouro Azul”?

Com direção de Ángel Manuel Soto, “Besouro Azul” – com crítica no Giz Brasil – acompanha Jaime Reyes (Xolo Maridueña), escolhido para se tornar um hospedeiro simbiótico de uma antiga relíquia biotecnológica alienígena que o transforma no super-herói Besouro Azul.

Assista ao trailer abaixo:

Sair da versão mobile