Sem previsão de retorno, nave da Boeing congestiona agenda da NASA
A nave Starliner, da Boeing, que teve problemas mecânicos e precisou ficar mais tempo no espaço do que o previsto, começa a congestionar a agenda da NASA.
Na última sexta-feira (26), a NASA abordou o assunto sobre o possível congestionamento da ISS nas próximas semanas. Isso ocorre após questionamentos sobre a capacidade da agência de transportar astronautas.
No entanto, a NASA vê com bons olhos a situação atual. “Nunca tivemos tantos veículos e, portanto, tantas opções no espaço. [O congestionamento] complica nossas vidas, mas de uma forma bem positiva”, disse Ken Bowersox, diretor das operações espaciais da NASA, em coletiva de imprensa.
Neste mês, vários eventos contribuíram para uma agenda tumultuada na ISS, incluindo os problemas da nave Starliner, da Boeing, e dúvidas sobre a próxima missão da SpaceX, após falhas no foguete Falcon.
Por falar em SpaceX, a NASA anunciou, também na sexta-feira (26), o lançamento da próxima missão comercial em parceria com a empresa de Elon Musk. A Crew-9, está prevista para acontecer em meados de agosto, não antes do dia 18.
No entanto, para a Crew-9 ir ao espaço, a NASA precisa trazer Starliner ou a Crew-8 de volta à Terra. Há somente duas portas de atracação na ISS, e as duas estão ocupadas. Ou seja, alguém tem que sair.
NASA and SpaceX plan to launch the agency’s SpaceX #Crew9 mission to @Space_Station no earlier than Aug. 18.
The international crew will lift off from @NASAKennedy's Launch Complex 39A aboard a SpaceX Falcon 9 rocket and Dragon spacecraft.
More: https://t.co/QQydb8Eed5 pic.twitter.com/MLjJiEcpbS
— NASA Commercial Crew (@Commercial_Crew) July 26, 2024
Steve Stich, diretor do programa de voos comerciais tripulados da NASA, e Mark Nappi, responsável pelo projeto Starliner da Boeing, anunciaram que estão na última fase para descobrir o que causou as falhas no sistema de propulsão da nave.
Nave da Boeing está mesmo “empacada”?
Os problemas da nave Boeing atrapalham os planos da NASA, cuja meta é ter duas empresas para lançar seus astronautas ao espaço. Além da Boeing, a SpaceX é a outra parceira, que envia astronautas da NASA à ISS há mais tempo.
Por isso, Dana Weigel, diretora do programa da ISS da NASA, afirmou que quem vai sair é a Starliner para liberar uma porta de atração. Além disso, a NASA revelou ter planos de contingência para retirar a Starliner da ISS caso a nave não consiga voltar do espaço.
No entanto, a NASA não quer desagradar um fornecedor tão importante como a Boeing, ampliando os períodos de testes para que os astronautas voltem em segurança a bordo da Starliner.
Além disso, Stich afirmou que os problemas da nave são uma oportunidade para testar e aperfeiçoar equipamentos para o próximo lançamento da Starliner.
Na prática, a NASA depende da Boeing para quase tudo em relação à ISS, o que explica a relutância da agência revelar o plano B para tirar a nave do espaço. Se houvesse uma emergência, a NASA conseguiria trazer os astronautas facilmente usando uma nave da SpaceX.
Portanto, a nave não está tecnicamente “empacada” no espaço, mas os atrasos fazem parte da estratégia da NASA.
Certamente, a NASA não quer menosprezar a Boeing ao revelar publicamente que uma opção para resgatar os astronautas seria trazê-los a bordo de uma nave da SpaceX.
Mas, de toda forma, a NASA já se antecipou e adiou a primeira missão operacional da Starliner, a Starliner-1. Ela estava programada para fevereiro de 2025.