Ciência

Semana de frio: cidades do Brasil estão mais geladas que o Alasca; confira

As temperaturas desta manhã, em várias cidades do Brasil, ultrapassam até o dobro da miníma prevista para o Alasca, o estado mais gelado dos EUA e referência quando o assunto é frio
Imagem: Urupema em Foco/Instagram/Reprodução

Nesta terça-feira (13), algumas cidades do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e – surpreendentemente – Rio de Janeiro, amanheceram mais geladas que o Alasca, quebrando recordes de frio nesta semana.

whatsapp invite banner

As temperaturas desta manhã, em várias cidades do Brasil, ultrapassam até o dobro da miníma prevista para o Alasca, o estado mais frio dos EUA e referência mundial quando se trata de frio ao lado da Sibéria (Rússia). Lembrando que no Alasca agora é verão.

Ontem (12), o Giz Brasil informou que a previsão do tempo para esta semana seria de frio e geadas em algumas cidades do Sul e Sudeste pela chegada de um ciclone extratropical.

Esse ciclone, formado em alto mar, é responsável por uma intensa massa de ar polar que causa uma enorme queda nas temperaturas em várias partes do Brasil.

A previsão, segundo o climatempo, é que frio atinja o ápice nos três primeiros dias desta semana. Cidades do Sudeste do Brasil quebraram recordes de maior frio, enquanto cidades do Sul tiveram até neve.

Recordes de tempo mais frio em cidades do Brasil 

Voltando à comparação, algumas cidades do Brasil tiveram mais frio que o Alasca na manhã desta terça-feira (12).

Enquanto o estado norte-americano registrou 7 °C na madrugada desta terça-feira (13), a temperatura em São Paulo era 6 °C. No último domingo, São Paulo registrou 7 °C, a menor temperatura desde maio de 2022.

No entanto, com a temperatura da madrugada desta terça-feira (13), São Paulo quebrou o recorde de dia mais frio dos últimos dois anos. Aliás, o fenômeno também foi similar em BH.

A capital mineira registrou a manhã mais fria do ano, com 8 °C às 6h da manhã, superando o recorde de temperatura mínima da cidade em três dias.

No Rio de Janeiro, a madrugada também quebrou recordes, sendo a mais fria em 13 anos, com temperatura minima de 8,3 °C.

Mas, se o frio nessas cidades é comparável às temperaturas de hoje (13) no Alasca, a região Sul do Brasil, certamente, vai além. No Rio Grande do Sul, a maioria das cidades terá mínimas próximas de 0 °C ou negativas. Algumas regiões podem ter minímas entre −5 °C e −6 °C.

Em Porto Alegre, alguns lugares podem chegar a 2 °C ou menos e há previsão de geada em alguns bairros da capital gaúcha.

Além disso, o TOP 5 das cidades que registraram mais frio, nesta terça-feira (13), estão no Sul do Brasil: 

  1. General Carneiro (PR): −5,3 °C
  2. Caçador (SC): −4,2 °C
  3. São Joaquim (SC): −3,7 °C
  4. São Mateus do Sul (PR): −3,4 °C
  5. Curitibanos (SC): −3,4 °C

Segundo o INMET, todos os estados do Sul do Brasil terão geadas em algumas cidades, com temperaturas entre −5 °C e −3,2 °C.

No Sudeste, cidades do sul de Minas e de São Paulo também podem ter geadas e temperaturas negativas, com o Brasil superando o frio do Alasca por mais um dia.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas