Há diversos serviços de streaming e descoberta de música, só que os mais conhecidos nem sempre são os melhores – e é difícil competir contra os serviços mais populares. Mesmo assim, sair um pouco da zona de conforto e experimentar um novo serviço só irá recompensar você com muitas músicas novas e boas.

Eis alguns serviços de música que nós amamos, e que você vai adorar também. Todos funcionam no Brasil sem problemas.

Por que não usar apenas o [insira serviço que você usa]?

Rdio, Deezer, Grooveshark, Spotify e outros são ótimos – nós não estamos tentando convencer você do contrário. No entanto, experimentar algo novo não lhe custa nada – e você não precisa substituir o app que você já usa. Na verdade, isso só vai recompensar você com músicas novas e interessantes que você pode não ter ouvido ainda.

Por exemplo, eu adoro o Pandora e pago pelo Pandora One. Eu também tenho uma biblioteca bem grande no Grooveshark. Eu tenho os apps móveis para ambos, e só faço streaming do Pandora no meu carro quando eu quero ouvir música – mas isso não me impediu de me apaixonar por alguns dos serviços que estamos prestes a discutir.

This Is My Jam

musica-lh (4)

O This Is My Jam é um serviço ótimo. Ele funciona assim: escolha uma música que você gosta e transforme-a em seu “jam”. Outros usuários vão encontrá-la, ouvi-la, e “curti-la”. Você pode fazer o mesmo – o TIMJ torna fácil explorar os jams criados por outros usuários, e vai sugerir usuários para você seguir com jams semelhantes aos seus. Ele até mesmo recomenda outras músicas de artistas similares aos que você já compartilhou.

Suas faixas expiram após sete dias (mas você pode renová-las), ou você pode alterá-las sempre que quiser. O melhor de tudo: como as pessoas adicionam novas faixas o tempo todo, sempre há algo novo para ouvir.

A partir daí, você pode seguir pessoas que postam músicas que você curte, tocar os jams de todas as pessoas que que você segue em uma só lista de reprodução, e exportar todos os seus jams (ou todos os jams de pessoas que você está seguindo) como uma playlist para Spotify.

O TIMJ é ótimo se você está desconfiado em experimentar um novo serviço, ou se você prefere explorar, às vezes, as músicas de algumas pessoas interessantes. O serviço é totalmente gratuito, e existem pessoas bem bacanas compartilhando boas músicas por lá. Eu o uso regularmente.

Noon Pacific

musica-lh (3)

Toda segunda-feira ao meio-dia, horário do Pacífico (16h no horário de Brasília), eu recebo um e-mail na minha caixa de entrada com uma playlist nova cheia de músicas. Eu provavelmente nunca ouvi nenhuma delas antes, antes, mas sei que vou adorar todas.

Este é o Noon Pacific, e não dá para economizar elogios a ele. Este é provavelmente o melhor serviço de descoberta de música dos que exigem um esforço mínimo para tanto: é só se inscrever e esperar a música chegar até você toda semana.

O Noon Pacific envia uma playlist com músicas do 8tracks – um serviço gratuito de streaming – com cerca de uma hora de músicas novas escolhidas, organizadas e entregues a você toda segunda-feira.

Todos os mixes são postados no site noonpacific.com, caso você queira experimentar algum dele antes de se inscrever no boletim semanal. Isso também ajuda caso você goste bastante de um mix enviado há algumas semanas, e queira ouvi-lo sem parar. (O 022, por exemplo, é sensacional.)

Whyd

musica-lh (2)

O Whyd é outro serviço que adoramos porque ele preenche duas funções: ajuda a organizar todas as músicas que você encontrar na web e, em seguida, permite que você crie playlists e ouça essas músicas quando quiser. O Whyd também é uma rede social, então há muitas outras pessoas lá para ouvir músicas tão boas quanto as que você adicionou.

Se você quiser usar o Whyd como uma forma de organizar vídeos do YouTube e Vimeo, ou faixas do SoundCloud, ele seria o bastante. Mas quando você começar a explorar a música que outros adicionam, você entra em um mundo totalmente novo. O Whyd está aberto apenas para convidados, mas este link do Lifehacker, cortesia da equipe por trás do Whyd, deixará você entrar. Se você gostar do serviço mas quiser uma alternativa, o SongDrop é um serviço semelhante.

Ex.fm

musica-lh (1)

O venerável Ex.fm pode não ser totalmente desconhecido, mas é surpreendente como muitas pessoas não estão familiarizadas com ele. O Ex.fm é um webapp repleto de músicas em todos os gêneros e estilos, todos disponíveis em uma busca rápida. O serviço também se conecta a vários blogs de música, lojas de música e serviços de streaming para oferecer muita música gratuita via streaming para qualquer navegador web.

Se você não quiser procurar algo para ouvir, basta seguir outros usuários e blogs de música que enviam playlists regularmente para o Ex.fm, procurar seus amigos do Twitter, Facebook ou Tumblr que já usam o serviço e segui-los, ou simplesmente disparar uma lista pré-fabricada de músicas novas ou populares em um gênero que você ame.

Certamente você ouvirá um monte de música que ainda não conhecia, e quando isso acontecer, basta adicioná-las ao seu perfil para que você possa ouvi-las sempre que quiser. Se você gosta de explorar blogs de música, basta clicar na guia “Sites” à esquerda para ver todos os participantes, as músicas que eles estão compartilhando, e segui-los diretamente.

Se você gostar do Ex.fm, você talvez goste também do 2u.fm, outro ótimo webapp de streaming para se perder em músicas.


Nós já vimos alguns serviços de descoberta de música realmente ruins. Os piores forçam você a ouvir músicas só porque alguém que você segue as adicionou, sem garantir que você gostaria da música. Consigo pensar em meia dúzia de serviços que prometem “música baseada no que seus amigos gostam” e ignoram completamente o fato de que seu gosto musical pode ser diferente.

Por outro lado, os melhores serviços – como os que mostramos acima – conectam você primeiro com base em gostos comuns. Eles garantem que você e a outra pessoa gostaram de ouvir uma música, e só então eles começam a tocá-las. E eles ainda conseguem recomendar novas músicas e novos artistas que você pode curtir – tudo sem tocar as mesmas músicas de forma repetida – ou contar com outras pessoas para escolher músicas boas.

Como dissemos, dê uma chance a algo novo: a pior coisa que poderia acontecer é descobrir algo que você goste muito – seja um serviço, artista ou música nova.

Foto por Jonathan Kriz/Flickr