Recurso que permitia abrir diferentes apps numa mesma janela no Windows 10 é descontinuado

Recurso Sets (Conjuntos) foi anunciado em 2017. Ele chegou até a aparecer em versões de teste do Windows, mas Microsoft decidiu deixar função de lado.
Recurso Sets (Conjuntos) no Windows 10
Microsoft

Em 2017, a Microsoft mostrou uma funcionalidade chamada Sets (Conjuntos). Ela consistia na organização de dados, aplicativos, sites em abas. A funcionalidade chegou até a pintar para alguns usuários do Windows Insiders, que recebem atualizações antes, mas parece que a Microsoft vai deixar o recurso de lado, segundo o ZDNet.

Em abril de 2018, o recurso Sets foi disponibilizado para algumas pessoas e, apesar de ter uma proposta de facilitar a organização de janelas, o recurso não foi bem recebido pelos usuários ou não foi compreendido, informa o ZDnet. Além disso, para funcionar bem com programas do pacote Office, exigiria muito esforço da equipe. Então, a Microsoft deixou de lado o desenvolvimento da funcionalidade.

Em um vídeo publicado no YouTube, a Microsoft explica as facilidades que o Sets poderia trazer. O exemplo mostra uma estudante que quer fazer um trabalho sobre vulcões. Ela, então, abre um documento no Word. Na sequência, ela adiciona outra aba e consegue abrir o OneNote para verificar links com sites úteis. Ao clicar em um dos sites, surge uma nova aba. Então, todo os apps usados para a atividade ficam em uma só janela, facilitando a navegação entre os diferentes aplicativos envolvidos.

Oficialmente, a Microsoft não se pronunciou sobre o recurso. O mais próximo disso foi um tuíte de Rich Turner, gerente de programa sênior da Microsoft, dizendo no fim de semana que é prioridade adicionar abas ao Windows Console, ainda que a funcionalidade não estará disponível na próxima atualização de maio da Microsoft.

À princípio, o Sets (Conjuntos) só funcionaria com apps universais, mas, com o tempo, a Microsoft informou que otimizaria programas desenvolvidos em Win32 para funcionar com o recurso. No entanto, com a descontinuidade do projeto, nem dá para sermos como seria essa integração de programas pensados para diferentes arquiteturas.

Ainda que o recurso não esteja nativo, pelo menos existe uma alternativa que possa ajudar quem quer se organizar como a forma proposta pelo Sets. No caso, você pode baixar o Groupy, da desenvolvedora Stardock, para ter à disposição uma função parecida.

[ZDNet]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas