Siga esta dica simples da ciência para melhorar a memória

Pesquisadores americanos apontam como uma vida cognitivamente ativa pode diminuir o risco da perda de memória
Siga esta dica simples da ciência para melhorar a memória
Imagem: Unsplash/Reprodução

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, concluiu que os jogos de palavras cruzadas podem melhorar drasticamente a memória das pessoas. Inclusive, o estudo também apontou que eles são mais eficientes do que jogos de computador.

whatsapp invite banner

A pesquisa envolveu 107 participantes divididos em dois grupos, ao longo de 78 semanas. O primeiro grupo jogou palavras cruzadas, enquanto o segundo grupo ficou com os jogos cognitivos baseados no computador.

Ao fim dos testes, os cientistas descobriram que o grupo das palavras cruzadas se saiu muito melhor em termos de memória e funções cognitivas do que os participantes de outros jogos cognitivos.

“Este é o primeiro estudo a documentar os benefícios de curto e longo prazo para o treinamento de palavras cruzadas em casa em comparação com outra intervenção. Os resultados são importantes à luz da dificuldade em mostrar melhora com intervenções no comprometimento cognitivo leve”, disse o psiquiatra Davangere Devanand, um dos autores da pesquisa.

O comprometimento cognitivo leve aumenta o risco de demência, principalmente em adultos mais velhos. O estudo mostrou que os jogos de palavras cruzadas podem ajudar a reduzir a inconstância da memória, como esquecer onde colocou as chaves ou a data de aniversário de entes queridos, por exemplo.

Além disso, conforme apontou o site BGR, as palavras cruzadas também podem ser uma maneira simples de aumentar a função cognitiva para aqueles que sofrem com doenças relacionadas à memória, como o Alzheimer.

A partir da análise de outros 22 estudos, os pesquisadores dizem ainda que atividades mentais complexas, como ler livros, jogar damas ou completar quebra-cabeças reduzem o risco geral de demência em 46% durante um período médio de 7 anos.

 

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas