No início deste ano, a Meta Platforms implementou as comunidades no WhatsApp no mundo inteiro. A novidade está sendo liberada gradativamente e deve chegar a todos os usuários nos próximos dias. E para quê serve isso?
Com as comunidades, é possível reunir vários grupos em um só espaço e, com isso, enviar uma única mensagem para vários grupos de uma só vez.
O lançamento do recurso é mais uma das medidas adotadas pela Meta para manter o aplicativo relevante e competindo de igual para igual com o concorrente Telegram.
Para não facilitar a disseminação de desinformação, a empresa optou por segurar a lançamento global do recurso, que já estava em teste há mais de cinco meses, para depois das eleições brasileiras. Tudo isso porque o Brasil possui uma das maiores bases de usuários da plataforma, atrás apenas da Índia.
Veja a seguir como criar um comunidade:
No Android
Com o WhatsApp aberto o usuário deve tocar em “Mais opções” e depois “Nova comunidade”. A partir daí começa a etapa de inserir nome — com até 24 caracteres –, descrição e uma imagem de capa para a comunidade, que pode ser capturada na hora com a câmera do aparelho ou uma imagem da galeria.
Depois disso será necessário tocar no ícone de seta para avançar e começar a adiconar os grupos desejados á comunidade. Depois disso é só clicar no botão verde para finalizar o processo e poder enviar a primeira mensagem para os grupos da comunidade.
No iOS
Para criar uma comunidade o usuário precisa clicar em “Nova conversa”, “Nova comunidade” e “Começar”. Depois disso será necessário escolher nome, imagem e adicionar uma descrição. Assim como no sistema Android, é possível optar por tirar uma foto na hora ou escolher uma da galeria.
Terminada esta etapa, é preciso tocar no botão “Avançar” para adicionar grupos ou criar um novo para adicioná-lo à comunidade.Após inserir todos os grupos desejados, o passo derradeiro é clicar em “Criar”.