Simulador de direção permite sentir movimentos do veículo através dos nervos

Um simulador de corrida "caseiro" custa mil vezes menos que um tradicional, mas vai mexer com seus nervos, literalmente
simulador corrida
Imagem: Reprodução/YouTube

Se você é um fã de jogos de corrida, um volante é um acessório obrigatório, mas também é possível gastar uma boa grana em um simulador de movimento para a “experiência completa”.

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Um simulador de direção típico geralmente conta com um assento similar aos automotivos com volante, pedais, câmbio e um monte de telas gigantes preenchendo a visão do motorista. Tudo isso suspenso em uma plataforma conectada a pistões pneumáticos que movem a cabine em um espaço 3D para, de certa forma, corresponder ao movimento de um veículo na tela.

O equipamento permite um nível convincente de realismo em jogos de corrida, mas todo esse hardware custa aproximadamente US$ 50 mil (R$ 265 mil).

Solução adaptada

E se o corpo humano pudesse ser convencido a recriar todos esses movimentos por conta própria, sem o hardware caro?

Para ter o mesmo nível de experiência sem gastar uma fortuna, o canal Mean Gene Hacks, do YouTube, investiu apenas US$ 50 (R$ 265) em um simulador que reproduz os movimentos de um veículo do jogo. Entretanto, o equipamento faz isso usando uma estimulação elétrica assustadora nos nervos, o que permite ao jogador manter o equilíbrio e ter a sensação de “chacoalho” do carro.

Um processo chamado estimulação vestibular galvânica — também conhecido como GVS, em inglês — pode ser usado para alterar o senso de equilíbrio de um ser humano estimulando eletricamente um nervo do ouvido interno através de eletrodos.

Os pesquisadores ainda não descobriram os melhores usos da tecnologia — empresas médicas, militares e de entretenimento estão investigando — mas, quando usada corretamente, pode convencer uma pessoa de que precisa mover seu corpo para determinada direção, sem perder o equilíbrio.

Como resultado, a GVS pode ser usada para controlar parcialmente os movimentos de um ser humano, quase que remotamente.

Isso é exatamente o que a Mean Gene Hacks está fazendo. Com apenas R$ 256, eles criaram o “BeamNG drive”, um simulador de direção baseado em física altamente realista — interface com hardware GVS. O código personalizado traduz os movimentos de um veículo no jogo em sinais elétricos que alteram o equilíbrio do jogador, que são transmitidos às terminações nervosas através de um par de eletrodos presos ao pescoço dele.

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Efeitos colaterais

Como a tecnologia não é amplamente utilizada, ainda não se sabe se ela é ou não segura, mas estudos preliminares parecem indicar que até agora não houve efeitos colaterais indesejados observados em pacientes que usam a tecnologia para auxiliar na recuperação de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

No entanto, vai demorar um pouco antes de vermos empresas como a Nintendo lançando acessórios GVS para seus consoles. Se o sensor de monitoramento de frequência cardíaca Vitality do Wii é considerado controverso nos dias de hoje, que chance teria uma tecnologia que manipula o equilíbrio humano?

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