
Sinal de celular 4G está chegando na Lua
No final deste mês, a tecnologia móvel chegará à Lua com a implementação da primeira rede com sinal 4G no satélite da Terra.
A startup norte-americana Intuitive Machines lançará a missão IM-2, no próximo dia 26 de fevereiro, que levará um lander, um rover e o drone Micro Nova Hopper. Além disso, a bordo da nave estará o LSCG (Sistema de Comunicações da Superfície Lunar), desenvolvido pela finlandesa Nokia, possibilitando conectividade 4G na Lua.
Historicamente, a comunicação espacial depende de sistemas de rádio de ponto-a-ponto. Ou seja, é preciso uma linha direta entre antenas. Aliás, esse sistema é usado desde o programa Apollo. Até agora, esse sistema era suficiente até mesmo em missões recentes com poucos dispositivos e pouca necessidade de dados.
Mas, conforme a evolução da exploração lunar, surgiu a necessidade de aperfeiçoar os equipamentos de comunicação no espaço. Por isso, em 2020, a NASA contratou a Nokia para desenvolver a primeira rede móvel 4G especificamente para a Lua, visando a futura base do programa Artemis.
A Nokia Bell Labs desenvolveu a tecnologia como uma Network-in-a-Box (NIB). NIB é um dispositivo portátil que combina vários componentes de rede em uma unidade.
Como vai funcionar sinal 4G na Lua
A energia para alimentar os componentes da rede 4G na Lua, com exceção da antena e da fonte, será dos painéis solares do lander da IM-2.
Durante a missão, a rede 4G na Lua facilitará a comunicação entre lander, rover e drone. No entanto, a rede deve funcionar por poucos dias, pois, dificilmente, a sonda sobreviverá à noite lunar.
Após este teste, a Nokia pretende ampliar a conectividade na Lua, desenvolvendo uma rede 4G mais extensa com cobertura em toda a área ocupada pela Artemis. Além disso, como revelamos aqui no Giz, a Nokia também desenvolve sistemas de comunicação 4G para os trajes dos astronautas da Artemis.
Leia mais: Astronautas da Artemis 3 terão trajes com 4G para gravar em HD na Lua
“A nossa intenção é provar que tecnologias de redes móveis podem oferecer conectividade eficiente e de alto desempenho que serão cruciais para futuras missões à Lua e, eventualmente, a Marte”, disse Thierry Klein, Presidente do Centro de Soluções e Pesquisa do Bell Labs da Nokia.
Klein destaca como as redes móveis transformaram a comunicação na Terra. De acordo com o executivo, o sinal 4G pode fazer o mesmo na Lua e “em outros planetas”.
Por ser uma rede móvel, o 4G oferece altas taxas de transferência de dados e maior conectividade de dispositivos. Outro ponto positivo do 4G é o alcance — diferentemente do 5G, que tem alcance menor e depende de mais antenas –, algo que a Nokia priorizou ao desenvolver os componentes da futura rede móvel lunar.
Além disso,os componentes, desde os transistores à antena, foram fabricados com materiais resistentes para funcionar em condições extremas.