O SAG-AFTRA, sindicato dos atores de Hollywood, anunciou na terça-feira (9), durante a CES 2024, que firmou um acordo com a empresa de tecnologia de voz IA, Replica Studios, para permitir o uso de IA generativa na dublagem de jogos.
De acordo com o sindicato, o acordo foca no licenciamento responsável e no uso de vozes digitalmente replicadas. Os dubladores terão o direito de aceitar ou recusar que suas vozes sejam reutilizadas em futuros projetos.
Além disso, segundo o SAG-AFTRA, a iniciativa vai servir como uma balança entre o avanço tecnológico e a proteção de direitos dos membros do sindicato.
O contrato permite que a Replica Studios crie “réplicas” (trocadilho não intencional) de vozes de atores geradas por IA para usar no desenvolvimento de jogos, mas com o consentimento dos profissionais membros do sindicato de Hollywood.
Duncan Crabtree-Ireland, Diretora Executiva do Sindicato de Atores de Hollywood, afirma que o acordo de uso de IA estabelece um modelo para a indústria, garantindo o uso ético de IA, pois exige o consentimento dos atores, além de compensação financeira.
Vale ressaltar que o acordo abrange apenas o desenvolvimento de jogos, não valendo, portanto, para outras áreas em que o sindicato tem participação.
Acordo gera polêmica entre dubladores
Embora o sindicato enxergue o acordo como uma iniciativa inovadora, dubladores famosos não receberam muito bem a novidade. Muitos usaram as redes sociais para destacar a contradição entre a posição da organização e as implicações do acordo.
Além disso, eles contestam a informação de que o acordo membros da comunidade de dubladores aprovaram o acordo, conforme afirmou o sindicato de Hollywood.
Steve Blum, que dublou jogos como “Deadpool”, “Call of Duty: Black Ops” e “Batman Arkham” usou o X para expressar sua insatisfação. “Com todo respeito… vocês afirmaram no artigo que [o acordo] foi ‘aprovado por membros afetados da comunidade de dubladores do sindicato’. Eu não conheço ninguém da nossa comunidade que aprovou isso. Jogos são a minha fonte de renda há anos. De quem vocês estão falando?”.
Excuse me? With all due respect…you state in the article “Approved by affected members of the union’s voiceover performer community.” Nobody in our community approved this that I know of. Games are the bulk of my livelihood and have been for years. Who are you referring to?
— Steve Blum (@blumspew) January 9, 2024
Em resposta à polêmica, Crabtree-Ireland disse ao IGN que o acordo para usar IA na dublagem de jogos é um passo importante para garantir as aplicações éticas dessas tecnologias, de modo que o uso de vozes dos dubladores ocorra somente com o consentimento e compensação financeira.
No ano passado, o sindicato de Hollywood autorizou uma greve de atores contra empresas como EA, Take-Two, e Activision. O sindicato exigia regulação no uso de IA, aumento de salários e segurança no ambiente de trabalho.