O sistema NOTAM (Notice to Air Mission), que regula todos os voos dos EUA, parou de funcionar na noite desta quarta-feira (11). A falha de segurança forçou o cancelamento das decolagens domésticas no início do dia.
O software informa pilotos e funcionários de voo sobre a situação dos aeroportos no país, como fechamento de pistas, perigo de pássaros e possíveis obstáculos que possam impossibilitar a aterrissagem.
No primeiro comunicado, às 6h18 (em Brasília), a FAA (Autoridade Federal de Aviação, na sigla em inglês) afirmou que os técnicos trabalhavam para restaurar o sistema, mas ainda não havia estimativa para restauração do serviço.
Os pousos e decolagens foram suspensos até às 11h para dar tempo de “validar a integridade das informações de voo e segurança”. Às 10h50, o órgão tuitou que as operações normais do tráfego aéreo estavam sendo retomadas gradualmente.
“Continuamos a investigar a causa do problema inicial”, disse a FAA.
Update 5: Normal air traffic operations are resuming gradually across the U.S. following an overnight outage to the Notice to Air Missions system that provides safety info to flight crews. The ground stop has been lifted.
We continue to look into the cause of the initial problem
— The FAA ✈️ (@FAANews) January 11, 2023
Por causa da interrupção, mais de 1.000 voos atrasaram no início da manhã nos EUA. Mais de 100 foram cancelados, registrou o rastreador de voos FlightAware.
Em comunicado, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que não havia evidências de que a falha tenha ocorrido por um ataque cibernético. “Mas o presidente instruiu uma investigação completa sobre as causas. A FAA fornecerá atualizações regulares”, escreveu.
The President has been briefed by the Secretary of Transportation this morning on the FAA system outage. There is no evidence of a cyberattack at this point, but the President directed DOT to conduct a full investigation into the causes. The FAA will provide regular updates.
— Karine Jean-Pierre (@PressSec) January 11, 2023