Não confunda as coisas: este novo Skype 6.0 aqui é o tradicional, que roda na Área de Trabalho do Windows 8 e em versões anteriores do sistema operacional. Ele ganhou pequenas mudanças visuais e agora conversa com o Windows Live Messenger.

O novo Skype é a primeira versão disponibilizada com a nova infraestrutura do aplicativo, agora baseada na plataforma de comunicação da Microsoft, já usada no app moderno do Windows 8 e que, em breve, será estendida aos apps móveis também. A vantagem mais imediata ao usuário do Skype 6.0 é a integração com o Messenger, o “MSN” da Microsoft: dá para trocar mensagens com usuários da rede da Microsoft e, em breve, será possível realizar chamadas de áudio.

A integração das contas é bem simples, embora não seja lá muito intuitiva. É preciso fazer login usando a sua Conta Microsoft; em seguida, o programa pergunta se o usuário já tem uma conta no Skype. Se sim, basta inserir seus dados (email e senha) e a conexão é estabelecida, juntando-se à que já existia com o Facebook. Assim, com tudo integrado, dá para bater papo com contatos do Skype, Facebook e Messenger a partir de uma interface unificada.

O Mac também ganhou essa atualização. As novidades ali são suporte a telas Retina e a capacidade de destacar janelas de bate-papo da principal. O download é gratuito e pode ser feito no site oficial. [Skype via The Verge]