Você já deve ter visto, em algum supermercado, aqueles cartões com créditos para usar no Facebook ou em jogos. O Skype também resolveu apostar nisso no Brasil: agora você pode comprar R$ 27 e usar em ligações para fixo ou celular.

O cartão Skype está disponível em algumas redes de varejo, começando na Saraiva, Livraria Cultura e 100% Vídeo. E resgatar o crédito é bem simples: faça login, clique em “Resgatar vale”, digite o número impresso no cartão pré-pago e por fim clique em “Descontar voucher”.

Claro, você também pode comprar créditos do Skype Out sem sair de casa, via boleto bancário, PayPal ou cartão de crédito internacional. E como sempre, o Skype permite fazer chamadas VoIP gratuitas para outros usuários.

Mas antes de comprar, faça uma comparação: será que o Skype vale a pena? Por exemplo, ao ligar para telefone fixo no Brasil, você paga 2,3 centavos de dólar mais 4,9¢ por chamada (é a taxa de conexão). Ligar através do Gmail ou Hangouts pode ser ainda mais barato: 2¢ para São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte (para outras cidades, o custo é de 3¢).

No Viber, a ligação é promocionalmente gratuita (o normal são 2,8¢ por minuto). Também há serviços que oferecem minutos de graça para o Brasil quando você faz uma recarga – é o caso do VoipRaider.

Em ligações para os EUA e Canadá, a discrepância é ainda maior. Uma chamada para fixo ou móvel custa, no Skype, 2,3 centavos de dólar mais 4,9¢ por chamada. No Viber, é apenas 1,9 centavo. No Gmail/Hangouts, é gratuito.

As tarifas cobradas pelo Skype estão disponíveis neste link; do Viber, aqui; e do Google, aqui. Você conhece alguma alternativa mais econômica? [Skype Blog]