Já vimos a forte influência da Microsoft sobre o Skype depois que ele foi adquirido pela gigante de Redmond. Agora podemos admirar a completa “microsoftização” do Skype, com um novo app para Windows 8 e Windows RT.

O app ganhou interface vou-chamar-de-Metro, e se integra ao sistema de várias formas: com live tiles na tela Iniciar; com o app Pessoas; e com notificações. Além disso, ele roda em plano de fundo.

O Skype para Windows 8 traz tudo o que você já conhece: seus contatos, ligações recentes e créditos Skype, tudo organizado em tela cheia numa interface ótima para tablets.

Recebeu uma ligação? O app exibe uma notificação avisando, mesmo que você não o tenha aberto. Se você receber mensagens ou perder ligações, elas aparecem na live tile da Tela Iniciar. E você pode realizar chamadas – ou videochamadas – até mesmo quando houver outro app dividindo a tela no Windows 8.

O Verge testou o app antes do lançamento, e diz que “tudo funciona como esperado” – inclusive as ligações quando o app está fechado – o que é ótimo. Mas, segundo eles, falta resolver duas coisas: ativar notificações para mensagens (elas só aparecem para chamadas); e deixar mais intuitivo o acesso ao teclado. (Para discar um número, você precisa tocar o botãozinho de telefone ao lado do logotipo.)

O app chega à Windows Store em 26 de outubro. Claro, a menos que você use Windows RT, também é possível usar a versão desktop que você já conhece. [Skype Blog via The Verge]