MAUI* – Quando a Qualcomm anunciou seus novos processadores — 865, 765 e 765G — muita gente notou que faltaram detalhes sobre os chips. Pois bem: a empresa mostrou muitas das capacidades do seu próximo processador de topo de linha em uma longa segunda apresentação do seu Snapdragon Tech Summit, nesta quarta (4).
A empresa promete recursos avançados de jogos, fotografia, gravação de vídeo e conectividade. Como foi muita coisa, fizemos uma lista dos recursos mais interessantes. Vamos a eles.
Foto e vídeo
A Qualcomm mudou a forma de processar imagens no Snapdragon 865. Antes, cada pixel era processado em um ciclo do processador. Agora, são quatro pontos da imagem por vez. Isso permitiu acelerar a velocidade de trabalho para 2 gigapixels por segundo.
E o que isso significa na prática? Smartphones com o chip poderão ter câmeras de até 200 megapixels — o recorde atual é da Xiaomi, com seu Mi Note 10, de 108 megapixels. Eles também poderão filmar em 8K a 30 quadros por segundo, 4K a 120 quadros por segundo e fazer vídeos em câmera lenta, a 960 fps, sem limitações de tempo. Os aparelhos também vão precisar de muita memória de armazenamento para salvar tantos arquivos gigantes.
A captura de vídeo agora também segue o padrão de qualidade Dolby Vision para HDR, que garante maior variedade de cores e menos áreas com luz estourada ou escuras demais.
O chip também mantém suporte ao formato de compressão HEIF, que começou a aparecer no Snapdragon 855 do ano passado. Sua grande vantagem é permitir que um mesmo arquivo tenha vários desfoques possíveis do fundo da imagem e o mapeamento de profundidade (caso o smartphone tenha uma câmera desse tipo), além dos dados EXIF.
Inteligência artificial
O Kryo 585 é o núcleo do processamento do Snapdragon 865. Feito com processo de 7nm, ele chega a 2,84 GHz. Mas, mesmo com tanta potência, uma boa parte do trabalho foi transferida para o chip Hexagon, responsável pela inteligência artificial. Ele assumirá, por exemplo, a tarefa de processar comandos do Google Assistente. Segundo a Qualcomm, isso deve aumentar a velocidade em 30% e reduzir em três vezes o consumo de energia.
Esse chip também permitirá novas capacidades ao telefone com processamento local, sem depender de computação em nuvem. A companhia apresentou um recurso de tradução em tempo real do inglês para o mandarim que até mesmo simula como a pessoa falaria o idioma do ouvinte.
Outro uso está no reconhecimento facial. Os desenvolvedores do Snapchat, presentes no evento, disseram que os filtros do app passaram a funcionar em tempo real a 30 frames por segundo contra menos de 10 nos chips anteriores graças ao novo processador de inteligência artificial.
Conectividade
Como foi anunciado na terça (3), o Snapdragon 865 conta com suporte a 5G com o modem Snapdragon X55. Mas essa não é o único recurso de conectividade que chama a atenção na plataforma, já que ele também tem suporte a Wi-Fi 6.
Além disso, ele tem MU-MIMO, uma tecnologia que promete facilitar a conexão em situações com muitos aparelhos ligados a uma mesma rede. Em uma demonstração, três aparelhos de teste com o novo processador e três aparelhos vendidos atualmente capturavam e transmitiam vídeo ao mesmo tempo para dois computadores. A qualidade da transmissão do trio com Snapdragon 865 era bastante superior. Resta saber como isso vai funcionar na prática.
Games
A Qualcomm quer posicionar o Snapdragon 865 como uma plataforma para games. Para isso, ela não economizou nas capacidades gráficas da GPU Adreno 650. E isso também vai incluir um trabalho constante de software: agora, os drivers da Adreno serão atualizáveis, com updates lançados na própria Google Play Store.
Os smartphones equipados com o chip poderão ter telas de até 144 Hz de taxa de atualização, como os melhores monitores para jogos. E, assim como a geração anterior, o Snapdragon 865 conta com o recurso Game Smoother, que evita quedas bruscas na taxa de atualização da tela, mantendo a quantidade de quadros por segundo estável.
A GPU também tem suporte ao que a Qualcomm chamou de Desktop Forward Rendering, um conjunto de recursos de renderização de luz, sombras e motion blur mais próximo ao de placas de vídeo de computadores, uma maneira de atrair o público gamer mais avançado para os smartphones.
Os anúncios e as demonstrações pareceram promissoras. No entanto, o Snapdragon 865 é só componente entre muitos outros dos smartphones. Precisaremos ver como os aparelhos reais, que serão lançados em 2020, se comportam na prática. Se você ficou curioso, também dá para ver a lista de especificações do chip neste PDF.
*O Gizmodo Brasil viajou a Maui, no Havaí (EUA), a convite da Qualcomm.